Túnel
Túnel
O MON é formado por dois prédios independentes que se conectam por um túnel. O edifício principal foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967 para sediar o Instituto de Educação do Paraná. Já o prédio do Olho foi projetado e construído em 2002, quando o arquiteto foi convidado a reformular a construção existente para ser transformada em museu. No mesmo ano, o MON foi inaugurado.
O túnel conecta o coração do Museu – onde ficam salas expositivas, a biblioteca, o acervo e o setor administrativo – ao Olho. Ele representa uma passagem de 35 anos no tempo, entre o projeto original e a inauguração do Museu.
Agora, convidamos você a atravessá-lo.
Repare na forma curva das paredes, na cor e na iluminação do túnel. Olhe para cima e continue caminhando. Como foi essa experiência?
Se você estiver acompanhado, peça auxílio e feche seus olhos para atravessar o túnel. Ouça os sons, sinta o ar passar por você. Como se sentiu durante a travessia?
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.