Acessibilidade


O MON possui recursos e serviços destinados a tornar a visita mais confortável e acessível.

Informações Gerais

Vagas de estacionamento

Vagas exclusivas para pessoas com deficiência, idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo em ambos os estacionamentos.

  • ·
    Estacionamento 1 (Rua Marechal Hermes);
  • ·
    Estacionamento 2 (Rua Manoel Eufrásio).

Atendimento prioritário

Atendimento prioritário para pessoas com deficiência, dificuldade de locomoção temporária ou permanente, idosos, obesos, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo (Lei 10.048/2000).

Meia-entrada

  • ·
    Meia-entrada para pessoas com deficiência e um acompanhante.
  • ·
    Entrada gratuita para todos os públicos às quartas-feiras.

Consulte mais sobre a política de descontos do MON.

Acessar a página Visite o MON

Banheiros

Banheiros com medidas de acessibilidade para pessoas com cadeiras de rodas ou mobilidade reduzida. Também possuem trocadores de fraldas. Estão nos espaços:

- Bilheteria, MON Loja e MON Café;
- Nas áreas expositivas no 1° andar (próximo à Sala 2);
- No subsolo (próximo ao Miniauditório);
- No 3° andar da Torre do Olho.

Informações Específicas

Pessoas com Mobilidade Reduzida

Gestantes, lactantes ou pessoas com crianças

Pessoas autistas ou neurodivergentes

Pessoas cegas

Pessoas surdas

MON Para Todos

NAP - Núcleo de Acesso e Participação

Pessoas com Mobilidade Reduzida

Todos os espaços do Museu são acessíveis.

O MON possui cadeiras de rodas para empréstimo. Elas podem ser solicitadas na recepção e destinam-se apenas ao uso interno.

A disponibilidade está sujeita às unidades existentes e de acordo com a ordem de chegada.

* Não será possível reservar cadeiras de rodas.
* O Museu não se responsabiliza pelo uso incorreto dos equipamentos cedidos em empréstimo.

Importante: opte sempre pelo uso do elevador.
Não é recomendado o uso das rampas de ligação entre os pavimentos do edifício principal por pessoas com cadeiras de rodas, devido à forte inclinação.

Gestantes, lactantes ou pessoas com crianças

O ato de amamentar é bem-vindo em todos os espaços do Museu. Caso deseje um local mais calmo, sugerem-se o Miniauditório (subsolo) e o Espaço do Visitante (2º andar da Torre do Olho).

* Não é permitido entrar no Museu com líquidos ou alimentos. Caso a criança faça uso de mamadeira, é necessário que o acesso seja autorizado pela equipe de Segurança. A mamadeira deverá ser utilizada sempre fora das salas expositivas.

Nos banheiros do Museu você encontra trocadores de fraldas. Estão nos espaços:

  • ·
    Bilheteria, MON Loja e MON Café;
  • ·
    Nas áreas expositivas no 1º andar (próximo à Sala 2);
  • ·
    No subsolo (próximo ao Miniauditório);
  • ·
    No 3º andar da Torre do Olho.

Pessoas autistas ou neurodivergentes

O MON oferece materiais para auxiliar no planejamento da visita ao Museu: a Narrativa Visual mostra, por meio de imagens e textos curtos, o que se pode esperar da visita, e o Mapa Sensorial indica quais são os estímulos sensoriais mais comuns em diversos espaços. Clique abaixo para consultar esses materiais.

Materiais para preparação da visita

Cordão de Girassóis

O MON reconhece e oferece aos seus visitantes o Cordão de Girassóis, que sinaliza deficiências ocultas. O Cordão de Girassóis pode ser levado pelo visitante para utilizá-lo em outros locais ou em uma próxima visita ao Museu. Para retirar gratuitamente cordões, basta solicitá-los na recepção.

Abafadores de ruídos

São disponibilizados protetores auriculares descartáveis, para a minimização de possíveis ruídos. Para retirar gratuitamente abafadores, basta solicitá-los na recepção do Museu.

Sala de Acomodação Sensorial

Em caso de desconforto durante a visita, o MON possui a Sala de Acomodação Sensorial, um espaço com estímulos sensoriais reduzidos localizado no 1° andar do edifício principal, próximo à Sala 1.

* Os estímulos sensoriais presentes nas exposições temporárias podem ser consultados na página de cada exposição ou na área de acesso à sala expositiva.

Pessoas cegas

Além de sinalizar rampas e escadas, o MON oferece aos seus visitantes cegos ou com baixa visão o espaço MON para Todos, que conta com obras tridimensionais em tamanho original e em miniatura que podem ser exploradas por todos os visitantes.

O piso podotátil do projeto MON para Todos leva o visitante do acesso ao Museu, pela Rua Marechal Hermes, até o Pátio das Esculturas, passando pelo espaço da Bilheteria/ MON Loja/ MON Café, pelo Auditório Poty Lazzarotto, pelo acesso às exposições e retornando até o mesmo ponto de início.

Acesse para Perceber

O programa Acesse para Perceber disponibiliza, por meio de códigos QR, a audiodescrição de algumas obras e espaços do MON.

Conheça mais sobre o Acesse para Perceber

Pessoas surdas

As videoconferências, mediações e oficinas educativas realizadas em formato de vídeo possuem a tradução em Libras. Consulte esses conteúdos no canal do MON no YouTube.

Acessa o canal do MON no YouTube

MON Para Todos

O programa educativo MON Para Todos amplia o acesso das pessoas com deficiência aos conteúdos do Museu por meio de iniciativas dirigidas a diferentes perfis de públicos.

Conheça mais sobre o programa MON Para Todos

NAP - Núcleo de Acesso e Participação

Com uma política institucional comprometida em atender diversos públicos, o MON se consolida, ano após ano, como uma instituição dinâmica, aberta ao diálogo e à troca de experiências múltiplas.

Plural e inclusivo, criou em 2019 o Núcleo de Acesso e Participação (NAP), que reúne uma equipe multidisciplinar com a missão de melhorar o acesso de todos os públicos a obras do acervo e às atividades oferecidas pela instituição.

O objetivo é inserir cada vez mais a comunidade no Museu, participando ativamente de suas ações e propostas.

Atualmente, o NAP desenvolve projetos voltados a pessoas autistas (Programa de Atendimento ao Público Autista), à sensibilização para a arte das equipes internas (Programa Eu Participo!), além de propor diversas melhorias nas condições de acessibilidade aos espaços e conteúdos do Museu.

Para entrar em contato com o NAP, escreva para: nap@mon.org.br.

Consulte a seção de

Perguntas frequentes sobre acessibilidade

Visite o MON

Exposições

Sobre o MON