
Acessibilidade
O MON possui recursos e serviços destinados a tornar a visita mais confortável e acessível.
Informações Gerais
Informações Específicas
Pessoas com mobilidade reduzida
Todos os espaços são acessíveis por rampas e elevadores.
O MON possui cadeiras de rodas para empréstimo. Elas podem ser solicitadas na recepção e destinam-se apenas ao uso interno.
A disponibilidade está sujeita às unidades existentes e de acordo com a ordem de chegada.
* Não será possível reservar cadeiras de rodas.
* O Museu não se responsabiliza pelo uso incorreto dos equipamentos cedidos em empréstimo.
Importante: opte sempre pelo uso do elevador.
Não é recomendado o uso das rampas de ligação entre os pavimentos do edifício principal por pessoas com cadeiras de rodas, devido à forte inclinação.
Gestantes, lactantes ou pessoas com crianças
O ato de amamentar é bem-vindo em todos os espaços do Museu. Caso deseje um local mais calmo, sugerem-se o Miniauditório (subsolo) e o Espaço do Visitante (2º andar da Torre do Olho).
* Não é permitido entrar no Museu com líquidos ou alimentos. Caso a criança faça uso de mamadeira, é necessário que o acesso seja autorizado pela equipe de Segurança. A mamadeira deverá ser utilizada sempre fora das salas expositivas.
Pessoas autistas e/ou neurodivergentes
O MON oferece materiais para auxiliar no planejamento da visita ao Museu: a Narrativa Visual mostra, por meio de imagens e textos curtos, o que se pode esperar da visita, e o Mapa Sensorial indica quais são os estímulos sensoriais mais comuns em diversos espaços. Clique abaixo para consultar esses materiais.
Materiais para preparação da visita
Cordão de Girassóis
O MON reconhece e oferece aos seus visitantes o Cordão de Girassóis, que sinaliza deficiências não visíveis. O Cordão de Girassóis pode ser levado pelo visitante para utilizá-lo em outros locais ou em uma próxima visita ao Museu. Para retirar gratuitamente cordões, basta solicitá-los na recepção.
Abafadores de ruídos
São disponibilizados abafadores de ruídos auriculares descartáveis, para a minimização de possíveis ruídos. Para retirar gratuitamente abafadores, basta solicitá-los na recepção do Museu.
Sala de Acomodação Sensorial
Em caso de desconforto durante a visita, o MON possui a Sala de Acomodação Sensorial, um espaço com estímulos sensoriais reduzidos localizado no 1° andar do edifício principal, próximo à Sala 1.
* Os estímulos sensoriais presentes nas exposições temporárias podem ser consultados na página de cada exposição ou na área de acesso à sala expositiva.
Pessoas cegas
Além de sinalizar rampas e escadas, o MON oferece aos seus visitantes cegos ou com baixa visão o espaço MON para Todos, que conta com obras tridimensionais em tamanho original e em miniatura que podem ser exploradas por todos os visitantes.
O piso podotátil do projeto MON para Todos leva o visitante do acesso ao Museu, pela Rua Marechal Hermes, até o Pátio das Esculturas, passando pelo espaço da Bilheteria/ MON Loja/ MON Café, pelo Auditório Poty Lazzarotto, pelo acesso às exposições e retornando até o mesmo ponto de início.
Acesse para Perceber
O programa Acesse para Perceber disponibiliza, por meio de códigos QR, a audiodescrição de algumas obras e espaços do MON.
Conheça mais sobre o Acesse para Perceber
Pessoas surdas
As videoconferências, mediações e oficinas educativas realizadas em formato de vídeo possuem a tradução em Libras. Consulte esses conteúdos no canal do MON no YouTube.
Acessa o canal do MON no YouTube
MON para Todos
O programa educativo MON Para Todos amplia o acesso das pessoas com deficiência aos conteúdos do Museu por meio de iniciativas dirigidas a diferentes perfis de públicos.
Conheça mais sobre o programa MON para todos
NAP - Núcleo de Acesso e Participação
Com uma política institucional comprometida em atender diversos públicos, o MON se consolida, ano após ano, como uma instituição dinâmica, aberta ao diálogo e à troca de experiências múltiplas.
Plural e inclusivo, criou em 2019 o Núcleo de Acesso e Participação (NAP), que reúne uma equipe multidisciplinar com a missão de melhorar o acesso de todos os públicos a obras do acervo e às atividades oferecidas pela instituição.
O objetivo é inserir cada vez mais a comunidade no Museu, participando ativamente de suas ações e propostas.
Atualmente, o NAP desenvolve projetos voltados a pessoas autistas (Programa de Atendimento ao Público Autista), à sensibilização para a arte das equipes internas (Programa Eu Participo!), além de propor diversas melhorias nas condições de acessibilidade aos espaços e conteúdos do Museu.
Para entrar em contato com o NAP, escreva para: nap@mon.org.br.