A exposição “Veemente”, do artista mexicano Gabriel de la Mora, em cartaz na Sala 1 do Museu Oscar Niemeyer (MON), já conta com o seu catálogo disponível na MON Loja física e online.

Com curadoria de Marcello Dantas, são cerca de 70 obras que exploram a experimentação dos materiais e técnicas.

O processo criativo do artista transforma objetos cotidianos em matéria prima, como fios de cabelo, fragmentos de espelhos, cascas de ovos, solas de sapato, asas de borboleta e entre outros.

Um dos destaques da mostra é a obra “3,377” (2023), que utiliza 371 fragmentos côncavos e mais de 3 mil fragmentos convexos de casca de ovo de galinha, dispostos em uma superfície de cartolina. Para o artista, a contagem dos fragmentos é uma parte essencial da obra.

Gabriel de la Mora é formado em Arquitetura pela Universidade Anáhuac del Norte e possui mestrado em Pintura pelo Pratt Institute, de Nova York. Concentra sua prática artística no uso e reaproveitamento de objetos descartados ou obsoletos, que parecem ter completado sua vida útil. Mais interessado na desconstrução e fragmentação de um objeto ou material ao longo do tempo, ele aposta na reconstrução a partir de práticas baseadas na passagem do tempo e dos processos, ecoando o conceito ready-made.

Documento para download

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:
Catálogo “Veemente”, de Gabriel de la Mora
R$ 62
Disponível na MON Loja Física e Online
https://loja.museuoscarniemeyer.org.br/

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Exposições

Museu Oscar Niemeyer realiza exposição do artista Alberto Massuda

Exposições

MON realiza restauro em obras de grandes dimensões

Exposições

Últimos dias da exposição “Eterno Feminino”, da artista Teca Sandrini
Ver todas as notícias
Receba notícias