Em Cartaz

Antes e agora, longe e aqui dentro


Em um diálogo entre seu acervo e a arte contemporânea brasileira, o Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza a exposição “Antes e agora, longe e aqui dentro”, na Sala 11 e espalhada em diversos espaços do Museu. São mais de 100 obras de 44 artistas diferentes, dos quais se destacam os artistas nucleares Cícero Dias, Miguel Bakun, Amelia Toledo, Efigênia Rolim, Rosana Paulino e Gustavo Caboco. 

Nesta mostra, com curadoria de Galciani Neves, pinturas, desenhos, fotos, esculturas, vídeos, áudios e instalações, reunindo técnicas variadas, discutem as relações entre corpo e território e os muitos modos de habitar, ser e registrar paisagens.



  • Artista

    Ailton Krenak, Alice Yamamura, Aline van Langendonck, Amélia Toledo, Américo Vespúcio, Anita Malfatti, Ayrson Heráclito, Burle Marx, Cícero Dias, Didonet Thomaz, Dorothea Wiedemann, Edu Simões, Efigênia Rolim, Espedito Rocha, Felipe Prando, Fernanda Castro, Fernanda Magalhães, Georgia Kyriakakis, Gustavo Caboco, Gustavo Magalhães, João Groff, João Urban, Julia Kater, Juliana Stein, Juraci Dorea, Kamikia Kisedje, Leonor Botteri, Lia Chaia, Martín Chambi, Maya Weishof, Miguel Bakun, Milla Jung, Oscar Niemeyer, Paulo Bruscky, Raphaela Melsohn, Raquel Garbelotti, Regina Parra, Regina Vater, Rosana Paulino, Tiago Sant’ana, Tomie Ohtake, Tony Camargo, Vera Chaves Barcellos e Willian Santos

  • Curadoria

    Galciani Neves

  • Período em cartaz

    De 29 de fevereiro de 2024

  • Até 25 de agosto de 2024

  • Local

    Sala 11

  • Planeje sua visita

SAIBA MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO

O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza uma exposição inédita, “Antes e agora, longe e aqui dentro”, que será inaugurada no dia 29 de fevereiro, na Sala 11 e em diversos espaços, como Pátio das Esculturas, hall térreo, rampa e Parcão, entre outros.

A mostra resulta de um projeto que teve início no ano passado, cuja proposta é estabelecer diálogos entre o acervo do MON e a arte contemporânea brasileira, além de gerar conteúdo para o setor Educativo do Museu. Atualmente, a coleção permanente da instituição conta com 14 mil obras de arte.

A exposição tem curadoria da professora e pesquisadora Galciani Neves e apresenta mais de 100 obras realizadas por 44 artistas. Entre elas estão pinturas, desenhos, fotos, esculturas, vídeos, áudios e instalações, reunindo técnicas variadas. 

A diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika, explica que metade das exposições realizadas pelo MON apresenta obras de seu diverso e rico acervo, que quintuplicou de tamanho nos últimos anos e vem sendo cada vez mais valorizado. 

“O MON é um espaço vivo de diálogo, pesquisa e constante troca entre profissionais dos setores artístico e educacional com o público”, comenta Juliana. “Esta nova proposta culmina com essa inédita exposição de obras do acervo, o que torna a coleção permanente do Museu cada vez mais acessível ao visitante”, explica. 

Metodologia

“Antes e agora, longe e aqui dentro” faz parte da ampla proposta educativa do MON. No ano passado, como parte do projeto, foi realizado um seminário no Museu, com a presença da artista e pesquisadora Glicéria (Célia) Tupinambá e do crítico de fotografia e pesquisador do campo da cultura visual Ronaldo Entler.

Seis artistas, com obras presentes na coleção permanente da instituição, foram selecionados para serem eixos do projeto. São eles: Cícero Dias, Miguel Bakun, Amelia Toledo, Efigênia Rolim, Rosana Paulino e Gustavo Caboco.

A partir de uma ampla pesquisa, foram escolhidas mais de uma centena de obras, produzidas por 44 artistas. São trabalhos considerados relevantes tanto para o contexto de produção artística da cidade de Curitiba quanto para a história da arte do Estado do Paraná e do Brasil e que, assim, tentam celebrar a diversidade do acervo do Museu e sua importância.

A proposta principal é gerar conteúdo educativo, a partir de um mergulho no acervo. “Tendo como título ‘Antes e agora, longe e aqui dentro’, a mostra apresenta trabalhos que discutem as relações indissociáveis entre corpo e território e os muitos modos de habitar, ser e registrar paisagens, propondo paisagens: aquilo que avistamos ao longe, que definimos como um recorte de um lugar, o que está perto demais (como a palma da mão) ou a distância entre duas pessoas, uma construção de partilha com o tempo e o lugar”, explica a curadora.

Exposição virtual

O MON está ao lado de grandes museus do Brasil e do mundo na plataforma Google Arts & Culture. Visite nossas exposições em formato virtual.

Conheça mais sobre esta exposição na plataforma Google Arts & Culture.

Acessar exposição virtual

Características da exposição

Estímulo físico

Restrição de movimento

Estímulo Sonoro

Local com ruído

Estímulo Sonoro

Som inesperado

Estímulo Visual

Luz oscilante

Estímulo Olfativo

Odores

Visite a exposição

Período em cartaz

Até 25 de agosto de 2024

Local

Sala 11


MON


Acesso até as 17h30


Venda de ingressos

R$ 30 inteira | R$ 15 meia-entrada
Entrada gratuita toda quarta-feira

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.