Exhibitions
November 25th, 2025
MON realiza mostra inédita de mangás e animes com obras do acervo
O Museu Oscar Niemeyer realiza uma exposição inédita: “O Mundo Lúdico dos Mangás e Animes”, com curadoria de Fausto Godoy, doador da coleção asiática ao MON. A mostra reúne mais de 100 pinturas, desenhos e esculturas, na Sala 10. A inauguração será no dia 28 de novembro, às 18h30.
É um mergulho no universo dessa expressão da arte japonesa contemporânea que alcançou e conquistou boa parte do mundo. Animes e mangás têm trajetórias entrelaçadas desde o início do século XX, quando a animação japonesa surgiu inspirada em estilos ocidentais e nas expressões artísticas do Japão.
A exposição também propõe um diálogo com tradições antigas, como os bonecos Ningyos, que estavam expostos anteriormente no local. Estes, no Japão, são objetos cheios de significados milenares, presentes que desejam longevidade, saúde e fertilidade às crianças.
Para a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, "a exposição revela uma faceta vibrante da arte japonesa contemporânea e mostra ao público como o acervo asiático do MON segue oferecendo novas leituras, novas histórias e novas formas de aproximação com outras culturas".
“Desde que a grandiosa coleção asiática, com mais de três mil peças, foi doada ao Museu Oscar Niemeyer, várias exposições já foram realizadas com tais obras, permitindo que o público conheça mais desse patrimônio de imenso valor histórico e artístico que pertence ao Paraná”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.
“Ao entregar a mostra ‘O Mundo Lúdico dos Mangás e Animes’, o MON confirma que esta é mais uma das incontáveis vertentes desse acervo surpreendente, que nos revela o continente asiático em sua extensão geográfica, pluralidade étnico-religiosa e exuberância artística ao longo de milhares de anos de história”, comenta.
O curador explica que a exposição “O Mundo Lúdico dos Mangás e Animes” retoma o tema do universo infantil e o projeta para o juvenil e além. “São os mangás, histórias em quadrinhos ou romances gráficos que retratam na maioria das vezes o cotidiano urbano”, diz. “No Japão, pessoas de todas as idades leem mangás, em uma ampla gama de gêneros”, comenta Fausto Godoy.
Vários desses mangás deram origem aos animes, forma de arte característica que surgiu na década de 1960 com as obras do mangaká (criador de mangás) Osamu Tezuka e se popularizou nas décadas seguintes. Eles são em muitos casos a versão em celuloide, e atualmente em vídeo, dos mangás, uma vez que uma boa parte dos animes tem origem neles. Muitos desses animes se tornaram conhecidos no Brasil e se transformaram em ícones.
Godoy conta que muitos desses desenhos e celuloides originais foram coletados por ele em feiras de antiguidades de Tóquio, após serem descartados por seus produtores. “Adquiri-los tornou-se para mim uma ‘missão’, pois eles registram a alma e a cultura japonesas no que elas têm de mais autêntico: a convivência entre a contemporaneidade e os valores ancestrais e, paralelamente, a miscigenação com outras culturas”, diz o curador.
Documento para download
SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
“O Mundo Lúdico dos Mangás e Animes”
Inauguração: 28/11, 18h30
Sala 10