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June 8th, 2025
Novo filme nacional é rodado no Museu Oscar Niemeyer
Durante o mês de maio, vários espaços internos e externos de equipamentos culturais do Estado abrigaram o set de filmagens do novo longa-metragem do premiado cineasta paranaense Marcos Jorge, “A Arte do Roubo”. Locais como o Museu Oscar Niemeyer (MON), Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) e a futura Fábrica de Ideias foram os cenários para a trama cinematográfica.
A movimentação intensa das gravações mobilizou os espaços culturais em dias com e sem público. A produção envolve cerca de 1.500 profissionais, incluindo elenco, equipe técnica, dublês e mais de mil figurantes. No MON, por exemplo, as filmagens ocorreram às segundas-feiras, quando o museu está fechado ao público, e durante a madrugada. Esse inclusive será o cenário do "roubo". Essa foi a primeira grande gravação de um filme num dos espaços mais icônicos da Capital
A Sala 2 do MON, atualmente fechada ao público para preparação de uma nova mostra, foi ocupada cenograficamente durante as gravações com obras de acervo do MAC-PR. Dentre os trabalhos escolhidos pela equipe de produção, que contou com apoio do MAC-PR, estavam peças de artistas como Fernando Velloso, Dulce Osinski, Guita Soifer e Fernando Calderari, todos compondo a ambientação da trama.
O filme do diretor de "Estômago" conta com nomes como Reynaldo Gianecchini, Carla Diaz, Bukassa Kabengele, Débora Nascimento, Otávio Linhares e Fábio Silvestre. Durante as gravações, era possível encontrar Reynaldo Gianecchini caminhando pelos corredores do MON ou a atriz Carla Diaz ensaiando suas falas junto às exposições do MIS-PR.
“Um museu é um espaço vivo e dinâmico. Nas últimas semanas, tivemos a alegria de ver parte do MON abrigar as locações de uma nova produção do cinema brasileiro, dirigida pelo curitibano Marcos Jorge”, afirma a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika. “Além das funções óbvias de abrigar e enriquecer acervos de arte, realizar grandes exposições e oferecer ao público atividades educativas, um Museu tem a função de ser um espaço permanente de diálogo com a população e isso acontece de inúmeras maneiras, entre elas, como fomentador cultural”.
Além dos espaços culturais do Estado, o diretor filmou cenas no Circo da Cidade, no bairro Boqueirão, em Curitiba, no Porto de Paranaguá, e restaurantes e casarões da Capital. O filme deverá estrear nos cinemas em 2026.
Articulação
Mais da metade das locações do longa foram intermediadas pela PrFilm Commission, uma política pública da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) que tem a missão de posicionar o Estado, suas paisagens e suas potências como um destino estratégico para produções audiovisuais.
“Receber produções audiovisuais em nossos museus e instituições culturais é uma forma estratégica de projetar a identidade e o patrimônio do Paraná para todo o Brasil. Vivemos um momento promissor: o Estado reúne infraestrutura qualificada, profissionais talentosos e uma política cultural comprometida com o fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual. Esse movimento gera emprego, renda e visibilidade, consolidando o Paraná como um dos novos polos da indústria cinematográfica nacional”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.
“É um ganho simbólico para o Estado, uma receita importante para os museus e uma vantagem econômica para as produções, que passam a investir mais em profissionais e equipamentos aqui mesmo, no Paraná. Todo mundo sai ganhando”, afirma Luiz Gustavo Vilela, secretário-executivo da PrFilm Commission.
Filme
Em “A Arte do Roubo”, Alice (Débora Nascimento) e Lia (Carla Diaz) são duas artistas de circo idealistas, manipuladas pelo marchand de arte Wagner (Reynaldo Gianecchini). Após um assalto malsucedido, Lia é presa e Alice foge, mas cinco anos depois elas retornam para um acerto de contas. O longa é uma coprodução da INTRO Pictures, Zencrane Filmes e Star Original Productions.
O diretor Marcos Jorge já assinou grandes obras do cinema nacional. Seu primeiro longa-metragem de ficção, “Estômago”, de 2007, arrebatou 39 prêmios, 16 deles internacionais, e foi o filme brasileiro mais premiado do biênio 2008-2009. Distribuído em cinemas de mais de 20 países, é considerado pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Seu filme mais recente, “Estômago 2 – O Poderoso Chef”, lançado em 2024, foi vencedor de cinco prêmios no 52.º Festival de Cinema de Gramado.
PrFilm Commission
A PrFilm Commission é uma política pública da cultura instituída pelo Governo do Estado, via Secretaria da Cultura, que possui como principal função transformar o Paraná em um destino atraente para as produções audiovisuais. Além disso, atua como facilitadora em diferentes pontos da cadeia produtiva cinematográfica. É responsável por articular ações, atrair produções audiovisuais para o Estado e apoiar profissionais paranaenses na inserção em mercados nacionais e internacionais.
A comissão atua como ponte entre realizadores e agentes de fomento, contribuindo para a dinamização da economia criativa local e para a consolidação do Paraná como um polo competitivo na cadeia produtiva do audiovisual.
Recentemente, a PrFilm Commission marcou presença no Marché du Film, evento realizado de 13 a 21 de maio, em Cannes, França, como parte do 78º Festival de Cannes. Considerado o maior mercado da indústria cinematográfica mundial, o Marché du Film reúne anualmente milhares de profissionais do setor para negociações, lançamentos e parcerias internacionais.
“A presença do Paraná no Marché du Film, na França, é mais uma prova do excelente momento vivido pelo nosso audiovisual. Fortalecemos nossa projeção internacional, reafirmando o compromisso do Estado com políticas que geram oportunidades e consolidam o Paraná como referência na área”, destaca ainda Luciana Casagrande Pereira.
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SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.