A exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), foi destaque no Prêmio ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), um dos mais importantes no cenário nacional das artes, ao vencer nas categorias de Melhor Exposição do Ano  e Melhor Curadoria. A mostra tem curadoria de Maria José Justino e Fabricio Vaz Nunes.

“Mais do que comemorar o centenário desse artista curitibano, que é um dos principais nomes das artes do estado e do país, a exposição se tornou um local de referência a Poty Lazzarotto”, explica a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

“Os visitantes do Museu, em especial as centenas de estudantes das redes pública e particular que diariamente frequentam o MON, podem conhecer melhor esse gênio das artes”, comenta. A exposição também é uma oportunidade para o espectador se aprofundar na vida e obra de Poty. “Ao proporcionar uma imersão em tão vasto conteúdo, o Museu instiga o público a aumentar o repertório ao lançar um novo olhar sobre esse artista ímpar”, afirma Juliana.

As nomeações do Prêmio foram elaboradas a partir de indicações dos associados da organização, que atualmente conta com aproximadamente 170 críticos de arte de todas as regiões do Brasil. As 18 categorias da premiação são destinadas a artistas visuais, curadores, críticos, pesquisadores, gestores e instituições culturais que mais contribuíram para a cultura nacional em 2024.

A cerimônia pública de entrega do Prêmio ABCA será realizada no dia 9 de setembro, às 19h, em São Paulo. A lista completa dos vencedores pode ser acessada aqui.

Poty Lazzarotto

A exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, em cartaz na Sala 6 do MON, reúne aproximadamente 500 obras, um recorte da doação de 4 mil peças realizada pela família do artista ao Museu. O catálogo da exposição também já está disponível na MON Loja física ou online (link).

A premissa da mostra, segundo os curadores, além de destacar a importância de sua obra no cenário paranaense, é extrapolar as fronteiras regionais e apresentar Poty em sua dimensão universal. “Na sua atividade artística incessante e obstinada, recriou, em imagens, o universo criativo da literatura; em seus murais, plasmou a grande aventura da história universal”, informam. “Sempre buscando a divulgação popular da arte, foi da gravura à ilustração, do desenho minúsculo ao mural monumental”.

Na exposição, as obras foram organizadas em torno de nove núcleos temáticos presentes na trajetória artística de Poty, representativos das suas diferentes facetas: o Narrador, o Trabalho, o Xingu, o Sagrado, a Guerra, o Cotidiano, o Viajante, o Muralista e o Retratista.  “Mas Poty, o piá do Capanema que amava o cinema e as histórias em quadrinhos, é ainda mais que tudo isso”, dizem os curadores.

Acervo MON

Em 29 de março de 2022, dia do aniversário de Curitiba – e coincidentemente, data de nascimento do artista Poty Lazzarotto – o MON recebeu a maior coleção já doada à instituição: aproximadamente 4,5 mil peças.

Tal coleção conta com mais de 3 mil desenhos e 366 gravuras, além de tapeçarias, entalhes, serigrafias, esculturas, entre outros. A doação foi feita diretamente pelo irmão do artista, João Lazzarotto. Atualmente, há exposições itinerantes com obras da coleção Poty Lazzarotto do MON em São Paulo (SP) e em Morretes (PR).

Documento para download

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Published By

Museu Oscar Niemeyer

Related News

Press

MON oferece entrada gratuita no último domingo de cada mês

Press

Após receber público 5 vezes maior que o normal, MON vai estender horário em julho

Press

MON é finalista em três categorias no prêmio nacional de arte da ABCA, incluindo Melhor Exposição do Ano
See all news
Receive news