
Rembrandt e a Arte da Gravura
O Museu Oscar Niemeyer e o Governo do Paraná têm a grata satisfação de apresentar a exposição Rembrandt e a Arte da Gravura. A mostra, de noventa e três gravuras e duas matrizes originais, traz pela primeira vez ao público paranaense a oportunidade de ver essas obras-primas do mestre holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669). Apesar de o artista ter entrado para a história da arte como o autor de pinturas célebres, Rembrandt se impôs em sua época como o grande inovador na arte da gravura.
A criteriosa seleção feita pelos curadores Ed de Heer, diretor do Museu Casa Rembrandt, em Amsterdã, e Pieter Tjabbes tem o intuito de mostrar toda a genialidade de Rembrandt na técnica de água forte, sobretudo por meio do uso da ponta seca. O que torna esta uma rara oportunidade de poder apreciar como Rembrandt inovou na técnica ao fazer mais uso das massas pictóricas do que da linha, ao trabalhar com o buril sobre a matriz em cobre, além da impecável exploração dos contrastes claro-escuro.
Artista
Rembrandt
Curadoria
Ed de Heer e Pieter Tjabbes
Período em cartaz
De 25 de maio de 2004
Até 25 de julho de 2004
Local
Sala 7
Planeje sua visita
Imagens
Exposição virtual
O MON está ao lado de grandes museus do Brasil e do mundo na plataforma Google Arts & Culture. Visite nossas exposições em formato virtual.
Conheça mais sobre esta exposição na plataforma Google Arts & Culture.
Acessar exposição virtual