Em Cartaz

O Mundo Mágico dos Ningyos


A exposição “O Mundo Mágico dos Ningyos”, uma realização do Museu Oscar Niemeyer (MON), apresenta ao público uma coleção de bonecos japoneses que fazem parte do acervo de arte asiática formado por mais de três mil peças e doado recentemente pelo embaixador Fausto Godoy ao MON. A mostra poderá ser vista a partir do dia 20 de setembro, na Sala 10.

“A exposição ‘O Mundo Mágico dos Ningyos’ é tão somente uma das incontáveis vertentes desse acervo surpreendente, que nos revela o continente asiático em sua extensão geográfica, pluralidade étnico-religiosa e exuberância artística ao longo de milhares de anos de história”, afirma a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. 



  • Artista
  • Curadoria

    Denise Mattar

  • Período em cartaz

    De 19 de setembro de 2019

  • Longa duração

  • Local

    Sala 10

  • Planeje sua visita

SAIBA MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO

A curadora da exposição, Denise Mattar, explica por que os Ningyos ocupam um lugar diferente na sociedade japonesa, em relação aos bonecos no Ocidente. “Para nós, eles são brinquedos, enquanto que no Japão são objetos cheios de significados milenares, que evocam uma atmosfera mágica e ritualística”, diz. “São muito valiosos, frágeis e guardados como tesouros de família.”

Tradicionalmente, os Ningyos são presentes auspiciosos para desejar longevidade, saúde e fertilidade aos recém-nascidos. Também são exibidos pelas famílias em datas especiais e a eles se atribui a missão de proteger e purificar as casas que os recebem.

O significado da palavra Ningyo é “forma humana”: nin (humano, gente) e gyo (forma). “Esses objetos aqui apresentados atravessaram os últimos 200 anos do Japão e mostram um viés pouco explorado, mas extremamente rico, da alma e cultura japonesas”, comenta Fausto Godoy.  

Diálogo entre exposições

A exposição “O Mundo Mágico dos Ningyos”, não por acaso, acontece simultaneamente ao segundo módulo da mostra de arte africana no MON. Ali, bustos e estatuetas de elementos de notória importância na cultura de países da África se contrapõem e se combinam com bonecas de fertilidade utilizadas também como brinquedos infantis. O período expositivo de ambas coincide com o Dia das Crianças do Brasil, sugerindo um diálogo aberto e rico entre as mostras e atividades oferecidas concomitantemente pelo Museu. 

A proposta de trazer até o público a arte asiática, bem como a africana, está alinhada com o Marco Referencial do Museu, que estabelece diretrizes para constituição do acervo da instituição. Esse documento orienta a atuação do MON em artes visuais, arquitetura e design, com ênfase em arte paranaense e brasileira, mas também expande a sua missão à formação de acervo de arte africana contemporânea, latino-americana e asiática, tornando a experiência dos visitantes cada vez mais interessante e intensa.

Serviço

“O Mundo Mágico dos Ningyos”

Período expositivo a partir de 20 de setembro

Rua Marechal Hermes, 999


Vídeo destaque

#monemcasa | Hoje a nossa visita virtual é na mostra “O Mundo Mágico dos Ningyos”. Venha conhecer o significado por trás de uma tradição japonesa pouco explorada. #museuoscarniemeyer#monemcasa#arteasiática @museuoscarniemeyer

Materiais da Exposição

Exposição virtual

O MON está ao lado de grandes museus do Brasil e do mundo na plataforma Google Arts & Culture. Visite nossas exposições em formato virtual.

Conheça mais sobre esta exposição na plataforma Google Arts & Culture.

Acessar exposição virtual

Conteúdo relacionado

Visite a exposição

Período em cartaz

Até 8 de janeiro de 2025

Local

Sala 10


MON


Acesso até as 17h30


Venda de ingressos

R$ 30 inteira | R$ 15 meia-entrada
Entrada gratuita toda quarta-feira

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.