Encerrada

Pintura Vingada


A exposição “Pintura Vingada” exibe 26 obras que transitam por todo o processo criativo de Delson Uchôa. Seu trabalho mescla pinturas e objetos de arte com escalas elevadas e variados suportes, como tecido, couro, resina, borracha e lona. A mostra inclui ainda fotografias.

Segundo o curador Moacir dos Anjos, a pintura do artista é matéria viva, uma experiência que transforma o olhar. “Há uma cor quente que domina o espaço pintado – quase sempre de grandes dimensões – e seu entorno próximo, provocando o estímulo alongado da retina”, diz.

Integrante da “Geração 80”, Uchôa reúne na mostra um pouco de sua extensa trajetória que inclui passagens nas bienais de Veneza, São Paulo, Havana e Cairo. Suas obras também integram coleções de instituições diversas, confirmando a importância de seu trabalho.



  • Artista

    Delson Uchôa

  • Curadoria

    Moacir dos Anjos

    Curadoria Adjunta
    Steve Coimbra

  • Período em cartaz

    De 18 de abril de 2023

  • Até 20 de agosto de 2023

  • Local

    Sala 1

  • Planeje sua visita

SAIBA MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO

O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza a exposição “Pintura Vingada”, do artista alagoano Delson Uchôa, que será inaugurada no dia 18 de abril, na Sala 1. 

Com curadoria de Moacir dos Anjos e curadoria-adjunta de Steve Coimbra, a mostra reúne 26 obras que transitam por todo o processo criativo do artista. 

“Se a arte proporciona uma reconexão com nossa essência, a obra do contemporâneo Delson Uchôa sensibiliza ao provocar genuínas emoções em seu público”, afirma a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. 

Ela informa que, nesta exposição individual, o artista apresenta obras que trazem uma coleção de vivências e experiências. “Talvez por este imenso legado, proporcionam enriquecedoras trocas com o visitante”, comenta. 

Seu trabalho reúne pinturas e objetos de arte com escalas elevadas e variados suportes, como tecido, couro, resina, borracha e lona. A exposição “Pintura Vingada” ainda inclui fotografias de autoria do artista.

Para a secretária da Cultura Luciana Casagrande Pereira, é uma grande honra receber o emblemático artista da chamada “Geração 80” no MON e proporcionar esse encontro com o público paranaense. “A obra de Delson Uchôa é a prova da universalidade da arte, representando o Brasil em bienais internacionais. Agora, nós teremos o prazer de compartilhar de sua expressão artística”, afirma. 

Segundo o curador Moacir dos Anjos, a pintura de Delson Uchôa é matéria viva, uma experiência que transforma o olhar. “Suas pinturas são clarões: primeiro cegam e só depois iluminam. Em todas, há uma cor quente que domina o espaço pintado – quase sempre de grandes dimensões – e seu entorno próximo, provocando o estímulo alongado da retina”, diz.

Integrante da “Geração 80”, Uchôa reúne na mostra um pouco de sua extensa trajetória, que inclui passagens nas bienais de Veneza, São Paulo, Havana e Cairo. Suas obras também integram coleções de instituições diversas, confirmando a importância de seu trabalho.

Materiais da Exposição

Exposição virtual

O MON está ao lado de grandes museus do Brasil e do mundo na plataforma Google Arts & Culture. Visite nossas exposições em formato virtual.

Conheça mais sobre esta exposição na plataforma Google Arts & Culture.

Acessar exposição virtual

Características da Exposição

Estímulo Sonoro

Ruído

Espaço Físico

Possibilidade de interação

Visite a exposição

Período em cartaz

Até 20 de agosto de 2023

Local

Sala 1


MON


Acesso até as 17h30


Venda de ingressos

R$ 30 inteira | R$ 15 meia-entrada
Entrada gratuita toda quarta-feira

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.