
Educativo
MÁS INFORMACIÓN SOBRE EL EDUCATIVO
Con el objetivo de brindar experiencias transformadoras a todos los públicos y democratizar el acceso al arte, el Museo Educativo Oscar Niemeyer desarrolla propuestas personalizadas y únicas.
Los contenidos están adaptados a diferentes grupos de edad y buscan asegurar el intercambio cultural, la experiencia estética y el mejor aprovechamiento, siempre respetando el conocimiento previo del individuo.
Las acciones privilegian el abordaje transdisciplinario y enfatizan la percepción crítica de las imágenes, confluyendo al estímulo de nuevas lecturas y experiencias con las obras, además, brindamos la oportunidad de experimentar con diferentes técnicas y materiales artísticos.
El Educativo propone programas de forma híbrida, realizando acciones virtuales y presenciales, ampliando su alcance de audiencia.
Las propuestas prevén la participación activa de los visitantes, buscando hacer del museo un centro abierto de formación. Incluyen mediaciones, talleres artísticos y dinámicas de sensibilización que pretenden acercar a diferentes públicos a la producción contemporánea, ampliando así su repertorio personal.
Junto a contenidos relacionados con las artes visuales, la arquitectura y el diseño, se trabajan conceptos sobre patrimonio, colección, conservación y patrimonio cultural y, en particular, contenidos históricos sobre la vocación monumental del edificio y su importante papel como arquitectura en la ciudad.
Objetivos del sector
Alguns dos objetivos do setor são:
· Contemplar al público adulto, adolescente, infantil, anciano e interno;
· Abordar las obras de arte desde el punto de vista histórico, estético y social;
· Proporcionar un proceso de aprendizaje con la participación activa del público;
· Trabajar en colaboración con instituciones escolares pensando en el Museo como un espacio educativo independiente;
· Organizar conferencias, simposios y cursos de formación;
· Elaborar materiales multisensoriales para la accesibilidad;
· Organizar medios para una atención inclusiva eficaz.
Visitas mediadas
As visitas mediadas propõem diálogos ativos com os visitantes, respeitando os aspectos de cada grupo e indivíduo. O percurso da mediação cria relações com o museu e com as exposições em cartaz, a partir da conversa e da interação com o mediador ou educador responsável pela visita.
As visitas educativas são realizadas para grupos com no mínimo dez pessoas, atende escolas, universidades, ONGs, grupos de turismo e outros mediante agendamento prévio. Além da mediação, o grupo pode optar por receber uma oficina prática. Para o público em geral, as visitas mediadas e oficinas possuem horários pré-estabelecidos.
Talleres artisticos
As oficinas oferecem aos visitantes um espaço de criação e experimentação. Por meio da ativação da percepção multissensorial, as propostas dialogam com o acervo, as exposições em cartaz e a arquitetura do MON. O propósito é gerar experiências que contribuam para ampliar a vivência dos visitantes no espaço museológico, bem como proporcionar um ambiente de liberdade criativa.
Programas

O MON na Escola é um programa de visitas guiadas, feitas por agendamento prévio, orientadas por um mediador/educador que conversa sobre os principais conceitos das exposições e da história e arquitetura do MON. O atendimento é realizado por universitários das áreas de Artes Visuais, História, Design, Turismo, Teatro, Letras e outros, que a cada nova exposição, recebem treinamento oferecido pelo MON em parceria com artistas, curadores, críticos de arte e outros profissionais da área.
Ver programa
O programa arte para maiores é indicado especialmente às pessoas com mais de 60 anos, mas é aberto para todo o público. As atividades compreendem visitas mediadas às exposições em cartaz, dinâmicas coletivas, práticas artísticas, conversas e encontros com artistas e curadores das mostras.
Ver programa
Durante o período de férias (janeiro e julho) o Educativo prepara um conjunto de atividades destinadas às famílias e crianças de 6 a 11 anos. Fazem parte da programação visitas às exposições, oficinas e laboratórios de experiências. A cada ano o Museu Oscar Niemeyer disponibiliza atividades com o objetivo de corresponder às expectativas dos participantes. Para isso, o diálogo entre os educadores e o público é dinâmico, visando a troca de experiências e a interação entre os participantes. As atividades elaboradas preveem visitas nas exposições, oficinas artísticas, laboratórios de experiências, brincadeiras, contação de histórias, visitas mediadas e teatro, em várias linguagens das artes visuais, além de permitir um diálogo com outras expressões artísticas, como teatro, circo, música ou dança.
Ver programa
Uma noite de atividades temáticas, baseadas em alguma das exposições em cartaz, que convida crianças a descobrirem o Museu de uma forma diferente e participativa.
Ver programa
Por meio de investigações e ações multissensoriais, o projeto MON Primeiros Passos proporciona para as crianças de 1 a 2 anos um contato sensível com a arte e com o espaço do Museu. Os encontros envolvem dinâmicas, oficinas e atividades nas exposições em cartaz e no Espaço de Oficinas do MON. Os pequenos devem sempre estar acompanhados por um adulto, que atuará como mediador entre a criança e as propostas durante as ações. Aqui, as crianças são protagonistas das suas próprias experiências com a arte!
Ver programa
O “Eu participo!” é um programa destinado a atender colaboradores e equipes terceirizadas, contempla a realização de mediações nas exposições pela equipe do Educativo do MON, além de uma série de ações que visam reforçar o senso de pertencimento dos colaboradores. Uma vez por mês são realizadas conversas sobre o museu e suas exposições, em dia e horário predeterminados, aberta à participação espontânea dos colaboradores e conforme disponibilidade de horário das equipes. Além disso, o programa oferece cinco ingressos por mês a colaboradores que desejem visitar o museu com familiares/amigos. O objetivo é promover a inclusão dos colaboradores como público destinatário imediato das ações culturais desenvolvidas pelo Museu, apropriação do lugar e integração entre equipes.
Ver programa
O programa MON Para Todos foi desenvolvido pelo Museu Oscar Niemeyer para ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao acervo e às atividades oferecidas pela instituição. Para pessoas com cegueira ou baixa-visão, o programa conta com legendas em braile, maquete tátil, audioguia, esculturas originais e réplicas em miniatura. O MON Para Todos oferece, mediante agendamento, atividades com tradução em Libras para pessoas com deficiência auditiva.
Ver programa
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaActividades
Programación de visitas en grupo




CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.