Cesto para Arranjo de Ikebana
Japão, séc. XIX – XX
Cesto para Arranjo de Ikebana
Observe atentamente este cesto. Perceba os outros objetos parecidos com este nesta vitrine. Eles são utilizados no Japão para arranjos Ikebana (arte milenar de montar arranjos com flores). Observe as linhas e texturas dessas peças. Preste atenção nas alças e no material com que foram feitos; são todos iguais?
Estes cestos estão associados à ideia de que a natureza cria formas próprias de serem apreciadas esteticamente. Esse entendimento está ligado ao conceito wabi sabi, que valoriza a beleza na imperfeição, no natural e no assimétrico, concepções bem diferentes das que geralmente buscamos aqui no Ocidente.
Quais gestos você imagina que o artista fez para construir estes cestos?
Você acredita que este cesto possa ser reproduzido de forma idêntica?
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.