Daniel Senise
Detective
Na arte, geralmente a escolha de materiais utilizados pelos artistas não é gratuita. Existem diferentes maneiras de registrar uma imagem, usando técnicas como fotografia, gravura, pintura, entre outras. Nesta obra, o artista fluminense Daniel Senise se apropriou de resíduos, fixando na tela aquilo que está, por exemplo, no chão. Você alguma vez considerou o chão um espaço ou ainda uma ferramenta para criação?
Aproxime-se da obra, olhe atentamente para os detalhes e perceba como ela foi feita. Senise notou que, por acaso, no verso de uma tela que foi ao chão, imprimiu-se uma imagem formada por restos das tintas que ali haviam se depositado com o passar do tempo. Sabendo disso, de que maneira a obra se relaciona com o título “Detective”?
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.