Curadoria como reimaginação – estratégias artísticas e o pós-museu com Fernanda Pitta

Em maio, o MON promove uma conversa sobre as fronteiras dos museus como parte da programação da exposição “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”.

A partir da discussão de uma série de intervenções de artistas em Museus, a conferência aborda práticas extrativistas dentro de museus e estratégias artísticas que propõem imaginar o “pós-museu”, como discute a cientista política francesa Françoise Vergès. Abordando os fundamentos coloniais da memória institucional e das práticas patrimoniais de aquisição, catalogação e exibição, a apresentação proporá pensar com artistas sobre suas estratégias de questionamento das estruturas e fronteiras do museu.

Sobre a convidada

Fernanda Pitta é professora doutora da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). É coordenadora do projeto de pesquisa Decay Without Mourning, Future Thinking Heritage Practices (Riksbankens Jubileumsfond). Seu mais recente projeto curatorial é a retrospectiva “Eleonore Koch: em cena”, em cartaz de 6 de abril a 14 de julho de 2024, no MAC-USP.

Sobre a exposição

Em um diálogo entre seu acervo e a arte contemporânea brasileira, o Museu Oscar Niemeyer realiza a exposição “Antes e agora, longe e aqui dentro”, na Sala 11 e espalhada em diversos espaços do Museu. São mais de 100 obras de 44 artistas diferentes, dos quais se destacam os artistas nucleares Cícero Dias, Miguel Bakun, Amelia Toledo, Efigênia Rolim, Rosana Paulino e Gustavo Caboco. A curadoria é de Galciani Neves.

9 maio

Miniauditório | Subsolo do MON

Atividade gratuita. Acesso pela entrada principal.Esse seminário acontece logo após o seminário 1, com o artista Gustavo Caboco.Essa atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença e solicite o documento pelo e-mail acima.

Faça sua inscrição pelo botão.
Quero participar