Mostra de Filmes | Serguei Eisenstein
Em janeiro, o MON promove a mostra de filmes “O Cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein e o Cinema”, que aborda o revolucionário artista em cartaz na Sala 11.
Na programação de sábado, participe de uma mesa-redonda com especialistas sobre a influência e o impacto da obra do cineasta no universo criativo de diretores e artistas do mundo todo. Para concluir a mostra, assista a dois filmes: um curta brasileiro influenciado pelo cineasta russo e uma das obras mais influentes do cinema mundial.
16h | Mesa-redonda
Serguei Eisenstein: Influências, Diálogos e Impacto
com Luiz Gustavo Carvalho, Irineu Franco Perpétuo, Gustavo Pinheiro e Maria Vragova
20h | Exibição dos filmes
A Pedreira de São Diogo
Direção: Leon Hirszman
Brasil, 1962 | 19 min
Classificação: 14 anos
Sinopse:
Homens trabalham numa pedreira na beira de um morro onde fica uma favela, da qual são moradores. A encosta é explodida, avançando ao terreno próximo dos barracos. Os favelados são avisados de que novas explosões podem causar danos. A comunidade resolve se colocar na encosta, impossibilitando nova explosão; sem atitude, o encarregado desiste de explodir o morro.
O Encouraçado Potiómkin
Direção: Serguei Eisenstein
URSS, 1925 | 96 min
Classificação: 12 anos | Legendado
Sinopse:
Ainda considerado um dos cinco filmes mais importantes da história do cinema, o filme consagrou Serguei Eisenstein como um dos principais cineastas da sua época. O longa retrata uma revolta de alguns marinheiros diante dos maus tratos aos quais eram submetidos no Encouraçado Potiómkin, em 1905.
Sobre os especialistas
Irineu Franco Perpétuo é tradutor e jornalista; colaborador da “Revista Concerto”; apresentador do programa “Empório Musical” (Cultura FM); jurado do programa “Prelúdio” (TV Cultura); autor de “História Concisa da Música Clássica Brasileira” (Alameda Editorial) e “Como Ler os Russos” (Todavia); tradutor de diversas obras da literatura russa, como “Memórias do Subsolo” (Dostoiévski) e muitos outros.
Gustavo Pinheiro é graduado em Cinema pela Unespar e em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Advogado do setor cultural e educador audiovisual, é também montador e finalizador de imagem. Atuou em várias edições do festival Olhar de Cinema, na tradução e legendagem de filmes, e em 2023 compôs a equipe de curadoria de longas-metragens do festival.
Maria Vragova vem contribuindo como produtora cultural em inúmeros projetos culturais e artísticos nas mais diversas linguagens: exposições de artes visuais, mostras de cinema, espetáculos de artes cênicas, projetos editoriais e multiartes. Realizou a cocuradoria da 1ª Mostra de Cinema Russo e da Mostra de Animação Russa, apresentadas em diversas cidades brasileiras entre 2016 e 2020.
Luiz Gustavo Carvalho é curador, artista e pianista. É o maior especialista na obra de Serguei Eisenstein em âmbito mundial. No Brasil, como curador de mais de 80 exposições, apresentou pela primeira vez no país a obra de diferentes artistas visuais, tais como Antanas Sutkus, Serguei Maksimishin, Mac Adams, François Andes, entre outros. Participou de diferentes programas de residência artística na América do Sul, na Europa e na Ásia.
Data e Hora
16h
Local
Contato
Mais Informações
Atente-se à classificação indicativa do filme.
Atividade sujeita a lotação.
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.