Mostra de Filmes | Serguei Eisenstein

Em janeiro, o MON promove a mostra de filmes “O Cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein e o Cinema”, que aborda o revolucionário artista em cartaz na Sala 11.

Na programação da sexta-feira, participe de uma palestra com Irineu Franco Perpétuo abordando a colaboração entre Eisenstein e o compositor Serguei Prokófiev. Em seguida, assista a um dos principais filmes do diretor russo.

18h | Palestra
Serguei e Serguei: a Parceria entre Prokófiev e Eisenstein
com Irineu Franco Perpétuo

20h | Exibição
Ivan, o Terrível (Ivan Grozni)
Direção: Serguei Eisenstein
URSS, 1944 | 176 min
Classificação: 12 anos | Legendado

Sinopse:

Século XVI. Ivan IV, arquiduque de Moscou, assume o poder da Rússia declarando-se czar. Planeja ataques para reconquistar territórios perdidos e derrotar os tártaros. Sem se esquecer dos inimigos internos, que não desistem de derrubá-lo, Ivan manipula todos ao seu redor. Através do olhar de Serguei Eisenstein, a história do primeiro autocrata da Rússia é também a história da sua autodestruição e da destruição do país.

Sobre o palestrante

Irineu Franco Perpétuo é tradutor e jornalista; colaborador da “Revista Concerto”; apresentador do programa “Empório Musical” (Cultura FM); jurado do programa “Prelúdio” (TV Cultura); autor de “História Concisa da Música Clássica Brasileira” (Alameda Editorial) e “Como Ler os Russos” (Todavia); tradutor de diversas obras da literatura russa, como “Memórias do Subsolo” (Dostoiévski) e muitos outros.

12 janeiro

Vão livre | Ao lado do Salão de Eventos

Atividade gratuita. Para participar, basta comparecer ao local no horário indicado.
Atente-se à classificação indicativa do filme.
Atividade sujeita a lotação.