Imprensa
23 de dezembro de 2022
Com mais de 390 mil visitantes, MON registra público recorde em 2022
Com mais de 390 mil visitantes, MON registra público recorde em 2022
Antes mesmo de terminar 2022, o Museu Oscar Niemeyer já superou o maior público da sua história, contabilizando mais de 390 mil visitantes até a metade do mês de dezembro. O maior número até então havia sido de 377 mil pessoas, em 2019.
Neste ano em que completou duas décadas, o MON tem muitos motivos para comemorar. Sua coleção permanente quintuplicou, ultrapassando 14 mil obras. Entre outras ações, o MON realizou 20 exposições, sendo quatro itinerantes, ao longo do ano.
“O crescimento do acervo aconteceu principalmente graças à viabilização de vultosas doações que escolheram o MON por suas condições técnicas, por sua capacidade de gestão e pela credibilidade da instituição”, comenta a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Essas doações ratificam o nosso trabalho e nos fazem ter a convicção de estarmos no caminho que leva à democratização da arte”.
Uma delas, a maior coleção já doada à instituição, somou ao acervo do museu aproximadamente 4,5 mil obras de Poty Lazzarotto e deu início a um espaço contínuo de exposições do artista, na Torre do Olho.
São mais de 3 mil desenhos e 366 gravuras, além de tapeçarias, entalhes, serigrafias e esculturas, entre outros. A doação, feita pelo irmão do artista, João Lazzarotto, foi recebida pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e passa a pertencer ao Estado do Paraná.
“Entendemos que o acervo é a alma de um museu, seu espaço vivo, portanto, sua ampliação e consolidação estão entre os focos principais de nosso esforço”, afirma Juliana.
GRANDES EXPOSIÇÕES
As exposições realizadas pelo MON em 2022 foram: Invisível e Indizível - Jaume Plensa; Terzo Paradiso; Da Vinci experience e suas invenções; Ásia: a terra, os homens, os deuses (Colonialismo); Lados lados – André Mendes; Rodrigo Andrade – Pintura e matéria; Juarez Machado – Volta ao mundo em 80 anos; Bancos indígenas do Brasil; Grid - Ascânio MMM; Ópera citoplasmática; Luz & espaço; Mazé Mendes - Recortes de um lugar; Fora das sombras: novas gerações do feminino na arte contemporânea; Sou patrono; Poty, entre dois mundos e Afinidades II – Elas!. Muitas ainda permanecem em cartaz.
Foram realizadas ainda quatro mostras itinerantes: Paranauê Paraná, um coletivo de artistas paranaenses, na Praça Adolpho Bloch, em São Paulo; A violência sob a delicadeza – Chicotadas, da artista Vera Martins, no Teatro Municipal de Guarapuava; e Múltiplo Leminski, no Teatro de Arte de Cascavel.
Neste ano, o MON também inaugurou uma plataforma avançada do seu acervo no município de Cascavel, fruto de uma parceria firmada entre Governo do Estado, Prefeitura de Cascavel e a Associação Amigos do MON, que permitiu a apresentação de um recorte da exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente” no Teatro Municipal de Cascavel - Complexo Cultural Sefrin Filho.
EDUCATIVO
As atividades educativas presenciais foram retomadas de forma completa a partir de abril de 2022, após a interrupção em março de 2020 em função das medidas de combate à pandemia, e o retorno do público foi imediato.
“Por ser cada vez mais plural e democrático, de nossos aproximadamente 380 mil visitantes anuais, cerca de 60 mil não apenas visitam, mas também participam de ações educativas, palestras e mesas-redondas, por exemplo, o que é motivo de muita satisfação para nós”, comenta Juliana.
O setor Educativo do Museu tem propostas personalizadas e conteúdos adaptados para variadas faixas etárias e públicos específicos. As atividades privilegiam a abordagem transdisciplinar e preveem a participação ativa dos visitantes, buscando fazer do Museu um centro de formação em aberto.
Incluem mediações, oficinas artísticas e dinâmicas de sensibilização, que visam aproximar os diferentes públicos da produção contemporânea, ampliando, assim, seu repertório pessoal.
INCLUSÃO
Outra importante ação em 2022 foi a ampliação do programa de acessibilidade MON Para Todos, que passou a incluir recursos específicos para o público autista ou neurodivergente. Faz parte desse programa a Sala de Acomodação Sensorial, um novo espaço do museu com estímulos sensoriais reduzidos que pode ser usado para minimizar desconfortos durante a visita.
Há, ainda, materiais para auxiliar no planejamento da visita, como a Narrativa Visual, que mostra, por meio de imagens e textos curtos, o que se pode esperar da visita, e o Mapa Sensorial indica quais são os estímulos sensoriais mais comuns em diversos espaços.
Também como parte do atendimento especializado ao público autista ou neurodivergente, o MON passou disponibilizar gratuitamente Cordões de Girassóis e abafadores de ruídos auriculares descartáveis, que podem ser retirados na recepção, em frente ao acesso às exposições.
MAIOR MUSEU DE ARTE
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana.
O MON tem um consistente acervo que reúne pintura, gravura, desenho, fotografia, videoarte, escultura, instalações, mobiliário, objetos de design e maquetes de arquitetura. Na atual gestão, o acervo do MON foi quintuplicado, sendo composto hoje por cerca de 14 mil obras.
Abrigado em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil apenas para exposições, o MON é o maior museu de arte da América Latina.