A oficina artística “Laboratório de Experiências: Aquarela”, no dia 1°/2, abrirá a programação educativa de fevereiro do Museu Oscar Niemeyer (MON). A atividade é gratuita e acontecerá em dois horários: às 13h30 e às 15h30.

No projeto “Laboratório de Experiências”, que o MON oferece ao público desde o ano passado, a oficina do Museu se transforma num grande espaço de investigações e descobertas. Crianças e adultos podem conhecer de perto materiais e técnicas diversas, explorando suas possibilidades plásticas e sensoriais.

No dia 15/2, será realizada a atividade artística “Captador de Dimensões: Oficina de Caleidoscópio”, também com sessões gratuitas às 13h30 e às 15h30. A proposta será a de que os participantes construam um brinquedo óptico semelhante a um caleidoscópio, que permitirá enxergar as coisas de uma forma diferente.

As oficinas são recomendadas para maiores de 5 anos, mas a participação de um adulto é obrigatória durante as atividades. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeita a lotação.

Outra oficina que será oferecida pelo MON no mês de fevereiro é “Diário de Bordo de um Dia no Museu”, com a artista visual Debora Santiago. Será no dia 8/2, às 14h, e faz parte do projeto “Oficina Afinidades II – Elas!”.

A atividade gratuita propõe a criação de um pequeno caderno, como um diário de bordo, que será usado para desenhos, frases, palavras, rabiscos sobre uma jornada pelas exposições. Para participar, é necessário fazer a inscrição antecipada pelo link: https://forms.gle/PfbqsC2XQByJyfpk8

As oficinas do Museu Oscar Niemeyer oferecem aos visitantes um espaço de criação e experimentação. O repertório de propostas, em constante atualização, conta com ações relacionadas às exposições em cartaz ou ao trabalho de artistas que possuem obras no acervo do MON. As atividades buscam ampliar a vivência dos visitantes no espaço museológico, além de gerar experiências que contribuem para a sensibilidade e a criatividade.

Mais de 40 oficinas artísticas virtuais, realizadas pelo MON, estão disponíveis no Canal do YouTube da instituição (link aqui).

Mediações

No dia 8/2, às 15h, a equipe do Educativo do MON irá conduzir uma visita mediada, gratuita, na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente” (Sala 4). Fazem parte da exposição: máscaras, esculturas, bustos e cabeças de bronze, miniaturas metálicas, entre outros objetos que têm origem em diversos países como Costa do Marfim, Mali e Nigéria.

No dia 22/2, às 15h, a visita mediada será na exposição “Afinidades II – Elas!” (Sala 3). A mostra reúne a obra de dez artistas mulheres, de diversas regiões do Brasil.

A mediação prioriza o diálogo e a investigação acerca das obras e dos artistas presentes na exposição. Para participar, basta comparecer em frente às respectivas salas com pelo menos 15 minutos de antecedência.

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Oficinas gratuitas:

1° de fevereiro – “Laboratório de Experiências: Aquarela”

Das 13h30 às 15h e das 15h30 às 17h

 

15 de fevereiro – Oficina “Captador de Dimensões: Oficina de Caleidoscópio”

Das 13h30 às 15h e das 15h30 às 17h

 

As oficinas são recomendadas para maiores de 5 anos, mas a participação de um adulto é obrigatória durante as atividades. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeitas a lotação. Para mais informações, basta ligar para (41) 3350-4448, ou enviar um e-mail para educativo@mon.org.br

 

8 de fevereiro – “Diário de Bordo de um Dia no Museu”, com a artista visual Debora Santiago

Às 14h

Inscrição antecipada obrigatória:

Link: https://forms.gle/PfbqsC2XQByJyfpk8

 

Mediações gratuitas:

8 de fevereiro

Às 15h, na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente” (Sala 4).

 

22 de fevereiro

Às 15h, na exposição “Afinidades II – Elas!” (Sala 3).

 

Para participar, basta comparecer em frente às respectivas salas com pelo menos 15 minutos de antecedência.

 

Museu Oscar Niemeyer

www.museuoscarniemeyer.org.br

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Exposições

Últimos dias da exposição de Norma Grinberg no MON

Exposições

Última semana da exposição “Sonoridades de Bispo do Rosário” no MON

Exposições

Última semana para ver a exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo” no MON
Ver todas as notícias
Receba notícias