A tradicional loja do Museu Oscar Niemeyer (MON Loja), com curadoria feita pela curitibana ÔDA Design, tem como objetivo ampliar o foco sobre design paranaense e brasileiro.

Referência na cidade, a MON Loja conta com centenas de peças de design assinadas, livros de arte e infantis, catálogos e produtos referentes a exposições de arte e com a marca do Museu Oscar Niemeyer.

“Assim como o Museu, a loja está sempre inovando e buscando cada vez mais aproximar o público da arte, tornando-a mais democrática”, comenta a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “A proposta da curadoria é fortalecer ainda mais o segmento de design paranaense e nacional, um dos pilares de atuação do Museu, também na loja”.

Instalada no vão livre do MON, ao lado da bilheteria, a loja conta objetos icônicos de design, como miniaturas das famosas cadeiras Paimio, Barcelona, Thone e Tulipa, dos renomados Alvar Aalto, Mies Van Der Rohe, Michael Thonet e Pierre Paulin, respectivamente, além de muitas outras.

A MON Loja oferece também peças assinadas por diversos artistas brasileiros, como Juliana Stein, Túlio Pinto, Rafael Silveira, João Turin, Norma Grinberg, além de produtos das marcas curitibanas Holaria, Onça Design, Leonardo Aguiar, entre outras locais e nacionais.

Além de diversos produtos com a marca própria do MON, a loja é referência em catálogos referentes às exposições realizadas pela instituição. Várias mostras recentes, como “Buraco no Céu”, do artista Túlio Pinto, e “Tela”, de Leila Pugnaloni, já têm respectivas publicações disponíveis.

“O objetivo é tornar a MON Loja cada vez mais referência para o design nacional”, explica a curadora da ÔDA Design, Ticiana Martinez, administradora por formação. Inaugurada em 2016, a ÔDA introduziu em Curitiba o conceito de curadoria de design autoral ao identificar, lançar e conectar artistas, artesãos, criativos, arquitetos e apaixonados por decoração.

“A curadoria é composta por trabalhos autorais genuinamente brasileiros, com foco no Paraná, apresentando peças atemporais que trazem memórias e refletem as dimensões particulares de quem se conecta com elas”, explica.

Vocação do MON

Maior museu de arte da América Latina, com 35 mil metros quadrados de área construída, o Museu Oscar Niemeyer tem sua atuação voltada para as artes visuais, arquitetura e design, com ênfase em arte paranaense e brasileira. A instituição também expande a sua missão à formação de acervo de arte africana contemporânea, latino-americana e asiática.

As exposições do Museu Oscar Niemeyer apresentam artistas brasileiros e nomes internacionais consagrados. Num plano anual bem diversificado, há sempre a preocupação de fortalecer o cenário local das artes, representado por, em média, 40% de exposições de artistas paranaenses.

Em 2022, ano em que completou 20 anos, o MON registrou um número recorde de visitantes, ultrapassando a marca dos 400 mil.

Documento para download