Imprensa
15 de setembro de 2025
MON firma parceria para fortalecer ainda mais seu potencial turístico
O Museu Oscar Niemeyer e o Instituto Municipal de Turismo firmaram uma parceria, nesta segunda-feira (15/9), com foco na qualificação dos colaboradores de ambas as instituições. A iniciativa irá promover troca de conhecimentos e fortalecimento do atendimento ao visitante.
O objetivo principal é promover a integração, qualificação e alinhamento estratégico das ações em prol do desenvolvimento cultural e turístico de Curitiba. A assinatura aconteceu no miniauditório do MON.
“O Museu Oscar Niemeyer é o principal atrativo cultural do Sul do Brasil. Essa troca irá fortalecer ainda mais a instituição também como atrativo turístico de Curitiba, do Paraná e do Brasil”, comentou a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Queremos melhorar cada vez mais a experiência de imersão do visitante no museu, com qualidade, por isso a capacitação é necessária”.
Juliana ressaltou que, neste mês, o Museu recebeu o Prêmio ABCA, conferido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte, nas categorias de Melhor Exposição do ano e Melhor Curadoria, pela mostra “Trilhos e traços – Poty 100 anos”.
“Além da exposição do Poty, que acaba de receber este importante prêmio nacional, várias outras mostras grandiosas realizadas pelo MON atraem muitos turistas de outras cidades e estados”, disse Juliana. Entre as recentes, podemos citar as dos artistas OS GEMEOS, Eva Jospin e Joana Vasconcelos, que, segundo a publicação britânica The ArtNewspaper, foi a exposição brasileira com maior público: 600 mil pessoas.
A mesma matéria veiculada pela The Art Newspaper destacou que o MON foi o museu brasileiro que recentemente mais ganhou público, registrando um aumento de 89% em relação a 2019.
“Muitas pessoas programam suas viagens a Curitiba com foco nas exposições e atrações do MON, por isso é tão importante estarmos preparados da melhor forma para atender a estes visitantes”, afirmou. “Estamos sempre nos aprimorando para oferecer a melhor experiência possível ao nosso público, seja ele local ou turista”.
Constantemente, o Museu investe em melhorias técnicas e de infraestrutura para dar mais conforto, segurança e comodidade ao visitante. Recentemente, as áreas de guarda-volumes, entrada principal, café, loja e bilheteria foram totalmente reformados. Houve melhorias nos processos de compra online de ingressos, circuito de câmeras de segurança e iluminação noturna, entre outros avanços.
O presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Dalla Bona Swinka, informou que o turismo de lazer em Curitiba já superou o turismo de negócios. “E o Museu Oscar Niemeyer é um dos grandes responsáveis por isso”, disse. “Para onde levamos a imagem de Curitiba, as pessoas logo identificam a cidade com o MON”, comentou.
“Esta parceria entre o Instituto Municipal de Turismo e o Museu Oscar Niemeyer representa um salto para nós”, disse ele.
Após a formalização da parceria, o próximo passo será a oferta de um curso de 15 horas para colaboradores do MON, realizado pela Escola de Turismo em parceria com o SENAC, com foco em Qualidade no Atendimento ao Turista. O curso terá início na próxima semana.
Na contrapartida, agentes do Turismo municipal fazem uma imersão técnica no MON. A ação inclui visita guiada e interativa no Museu, com foco em conceito curatorial e histórico, projetos de acessibilidade, ações de mediação cultural, estratégias promocionais e comunitárias e serviços em geral ofertados ao público.
A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções teve a presença de integrantes da equipe do Museu, diretores e equipe do Instituto Municipal de Turismo e representantes do Senac. Na ocasião, houve uma apresentação institucional do MON, destacando principais ações e projetos estratégicos do Museu.
Documento para download
SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.