O Museu Oscar Niemeyer e o Instituto Municipal de Turismo firmaram uma parceria, nesta segunda-feira (15/9), com foco na qualificação dos colaboradores de ambas as instituições. A iniciativa irá promover troca de conhecimentos e fortalecimento do atendimento ao visitante.

O objetivo principal é promover a integração, qualificação e alinhamento estratégico das ações em prol do desenvolvimento cultural e turístico de Curitiba. A assinatura aconteceu no miniauditório do MON.

“O Museu Oscar Niemeyer é o principal atrativo cultural do Sul do Brasil. Essa troca irá fortalecer ainda mais a instituição também como atrativo turístico de Curitiba, do Paraná e do Brasil”, comentou a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Queremos melhorar cada vez mais a experiência de imersão do visitante no museu, com qualidade, por isso a capacitação é  necessária”.

Juliana ressaltou que, neste mês, o Museu recebeu o Prêmio ABCA, conferido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte, nas categorias de Melhor Exposição do ano e Melhor Curadoria, pela mostra “Trilhos e traços – Poty 100 anos”.

“Além da exposição do Poty, que acaba de receber este importante prêmio nacional, várias outras mostras grandiosas realizadas pelo MON atraem muitos turistas de outras cidades e estados”, disse Juliana. Entre as recentes, podemos citar as dos artistas OS GEMEOS, Eva Jospin e Joana Vasconcelos, que, segundo a publicação britânica The ArtNewspaper, foi a exposição brasileira com maior público: 600 mil pessoas.

A mesma matéria veiculada pela The Art Newspaper destacou que o MON foi o museu brasileiro que recentemente mais ganhou público, registrando um aumento de 89% em relação a 2019.

“Muitas pessoas programam suas viagens a Curitiba com foco nas exposições e atrações do MON, por isso é tão importante estarmos preparados da melhor forma para atender a estes visitantes”, afirmou. “Estamos sempre nos aprimorando para oferecer a melhor experiência possível ao nosso público, seja ele local ou turista”.

Constantemente, o Museu investe em melhorias técnicas e de infraestrutura para dar mais conforto, segurança e comodidade ao visitante. Recentemente, as áreas de guarda-volumes, entrada principal, café, loja e bilheteria foram totalmente reformados. Houve melhorias nos processos de compra online de ingressos, circuito de câmeras de segurança e iluminação noturna, entre outros avanços.

O presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Dalla Bona Swinka, informou que o turismo de lazer em Curitiba já superou o turismo de negócios. “E o Museu Oscar Niemeyer é um dos grandes responsáveis por isso”, disse. “Para onde levamos a imagem de Curitiba, as pessoas logo identificam a cidade com o MON”, comentou.

“Esta parceria entre o Instituto Municipal de Turismo e o Museu Oscar Niemeyer representa um salto para nós”, disse ele.

Após a formalização da parceria, o próximo passo será a oferta de um curso de 15 horas para colaboradores do MON, realizado pela Escola de Turismo em parceria com o SENAC, com foco em Qualidade no Atendimento ao Turista. O curso terá início na próxima semana.

Na contrapartida, agentes do Turismo municipal fazem uma imersão técnica no MON. A ação inclui visita guiada e interativa no Museu, com foco em conceito curatorial e histórico, projetos de acessibilidade, ações de mediação cultural, estratégias promocionais e comunitárias e serviços em geral ofertados ao público.

A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções teve a presença de integrantes da equipe do Museu, diretores e equipe do Instituto Municipal de Turismo e representantes do Senac. Na ocasião, houve uma apresentação institucional do MON, destacando principais ações e projetos estratégicos do Museu.

Documento para download

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Imprensa

Exposição do MON recebe prêmio de melhor do ano em São Paulo

Imprensa

MON divulga horário especial de funcionamento para o feriado

Imprensa

MON oferece entrada gratuita no último domingo do mês
Ver todas as notícias
Receba notícias