A edição de setembro do programa Arte para Maiores (APM) do Museu Oscar Niemeyer, destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, terá como tema a exposição “Domicio Pedroso: a tessitura urbana como poesia”, atualmente em cartaz na Sala 7 do MON e com curadoria de Maria José Justino e Fernando Bini. Para participar, não é necessário conhecimento prévio em arte.

As atividades acontecerão nos dias 3 e 10 de setembro, das 14h às 17h. A programação conta com visita mediada na mostra seguida de uma oficina artística, ministrada pela professora Daniela Pedroso, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do MON. Nesse sentido, o encontro é uma oportunidade de diálogo com a produção de um dos artistas mais importantes da história da arte contemporânea paranaense.

A participação é gratuita e pessoas com mais de 60 anos não pagam o ingresso do Museu. A inscrição antecipada é necessária e deve ser feita pelo link abaixo.

Sobre a exposição “Domicio Pedroso: a tessitura urbana como poesia”

Domicio Pedroso (1930-2014) desempenhou grande papel como animador cultural, expógrafo, curador, pintor e gravador. Foi um dos pioneiros na serigrafia artística e comercial, evidenciando a sua relevância para a história da arte no Paraná.

Realizada dez anos após o seu falecimento, a mostra compreende uma retrospectiva da sua vasta produção artística. Com isso, é dividida em quatro núcleos: “Paris e Viagens, as Marinhas”, “Autorretratos e Retratos”, “Casarios e Favelas” e “Nova Figuração: Caminhos para a Abstração”. Suas criações exploram o realismo e a abstração, com foco na temática dos aglomerados urbanos.

APM

O tradicional programa Arte para Maiores tem como objetivo aproximar o público com mais de 60 anos do Museu e da arte. Em 2019, o APM conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus – o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Recentemente, em 2023, o programa foi selecionado e apresentado com destaque aos grupos de trabalho do I Encontro Nacional de Educação Museal, promovido pelo Ibram, na Bahia.

Sobre a convidada

Daniela Pedroso é professora, doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestra em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná e graduada em Educação Artística – Licenciatura em Artes Plásticas  pela UFPR. Atuou durante 15 anos na Equipe de Arte da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. Além disso, escreveu o livro “Poty: Murais Curitibanos”, publicado em 2006.

Documento para download

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:
Arte para Maiores – Domicio Pedroso: a tessitura urbana como poesia
Visita mediada e oficina
3 e 10 de setembro
Das 14h às 17h
Espaço de Oficinas | Subsolo do MON
Link para inscrição: https://bit.ly/APMSetembro2024

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Educativo

MON realiza oficina de desenho inspirada na mostra da artista Teca Sandrini

Educativo

MON terá diversas atividades neste domingo, Dia das Crianças

Educativo

Arte para Maiores promove atividade sobre a coleção asiática
Ver todas as notícias
Receba notícias