O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, registrou um fluxo de visitantes muito acima da média nesta quarta-feira (16). Foram mais de 5.000 pessoas em um único dia, número que supera em mais de cinco vezes a média habitual das quartas-feiras, tradicionalmente os dias de maior visitação devido à entrada gratuita.

Em dias úteis, o MON costuma receber entre 500 e 600 visitantes. Aos sábados, domingos e quartas-feiras, a média sobe para cerca de 1.000 pessoas. O número registrado nesta quarta-feira representa um crescimento expressivo, impulsionado pelo período de férias escolares e pela programação especial oferecida ao público, além da gratuidade do museu às quartas-feiras.

Devido ao pico de visitação nesta quarta e à alta procura dos visitantes durante todo o mês, o museu anunciou nesta quarta o funcionamento em horários estendidos excepcionalmente na próxima semana: de quarta-feira (23) a sábado (26), o museu abrirá das 10h às 20h, oferecendo mais tempo para visitação durante o recesso escolar.

“Queremos que mais pessoas possam aproveitar o museu com tranquilidade, especialmente em um momento de tanto interesse e procura, por isso entendemos que ampliar o horário de funcionamento é uma forma de acolher melhor o nosso público”, afirmou Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON.

Administrado pela Secretaria de Estado da Cultura, o MON conta com exposições de arte moderna e contemporânea, além de atividades educativas durante o mês de julho, como parte do programa Férias no MON, iniciado no dia 13. As ações são voltadas para públicos de todas as idades, com oficinas, jogos e experiências que convidam à interação e à criatividade.

Entre as exposições em cartaz, um dos grandes destaques é “Re-Selvagem”, primeira mostra da artista francesa Eva Jospin no Brasil. A exposição ocupa o Olho e os Espaços Araucária com instalações imersivas e de grandes dimensões, e permanece em cartaz até o dia 10 de agosto.

Visitantes

Entre os visitantes, o clima era de encantamento. O trio de amigas Raíssa Almeida (16), Vitória Nogueira (16) e Isabel Fernandes (16), de Barbosa Ferraz, no Centro-Oeste do Paraná, visitava o museu pela primeira vez.

“A experiência está sendo maravilhosa. A riqueza cultural que encontramos aqui é impressionante, com exposições que tratam de temas muito importantes. A gente entrou na sala da Ásia e ficou apaixonada, e também achamos incrível a exposição sobre cultura africana”, disse Raíssa. “Tendo a oportunidade, a gente volta com certeza”, completou Vitória. “Meu celular, tadinho, está pedindo socorro de tanta foto que eu tirei!”, brincou Isabel.

Direto de Belo Horizonte, Minas Gerais, a visitante Patrícia Antunes levou a família para conhecer o MON. “Escolhemos Curitiba e o museu estava entre os atrativos que mais queríamos ver. Gosto muito da arquitetura do Oscar Niemeyer, ele tem obras em BH e achei muito interessante ver de perto essas similaridades. O espaço é bonito, bem estruturado, e achei a segurança muito boa também”, avaliou. Para ela, o destaque foi a programação infantil. “Meus filhos Arthur, de 6 anos, e Clarice, de 2 anos, se divertiram muito com as atividades”.

Já o estudante Rafael Souza, de Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, contou que costuma visitar o museu com frequência e voltou nesta quarta-feira para aproveitar o dia gratuito. “O MON sempre mantém a qualidade, é limpo, organizado e com as obras bem alocadas. Aproveitei que está gratuito e vim pela oportunidade de acesso à cultura e lazer”, relatou.

Para a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o museu reafirma sua importância como equipamento cultural de referência no país. “O MON é um orgulho para o Paraná, e ver tantas famílias e crianças ocupando o espaço durante as férias mostra o quanto a cultura pode ser uma alternativa enriquecedora de lazer. A entrada gratuita às quartas-feiras e agora também no horário estendido em julho amplia esse alcance e reforça o compromisso do Estado com a acessibilidade e democratização da cultura”, afirmou.

Funcionamento

O MON funciona de terça a domingo, das 10h às 18h (com acesso até 17h30). Na próxima semana, de quarta a sábado, o museu abrirá excepcionalmente até as 20h (com acesso até 19h30). A entrada é gratuita às quartas-feiras e, a partir deste mês, também nos últimos domingos de cada mês. A programação completa pode ser consultada no site oficial.

Documento para download

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:
Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso até as 17h30
Dias 23/7, 24/7, 25/7 e 26/7, das 10h às 20h, com acesso até as 19h30
Ingressos: R$ 36 (inteira) e R$ 18 (meia-entrada)
Entrada gratuita às quartas-feiras e no último domingo do mês

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Imprensa

MON oferece entrada gratuita no último domingo do mês

Imprensa

Confira as atividades gratuitas no MON no mês de outubro

Imprensa

MON divulga programação da 19ª Primavera dos Museus
Ver todas as notícias
Receba notícias