Em julho, o programa Arte para Maiores (APM) do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, traz como tema a exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, em cartaz na Sala 6. Para participar, não é necessário conhecimento prévio em arte.

Os encontros acontecerão nos dias 2 e 9 de julho, das 14h às 17h. A programação inclui visita mediada na mostra seguida de uma oficina artística no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do MON. Será uma oportunidade para os participantes ampliarem suas percepções e explorarem a mostra, que apresenta estudos, desenhos e gravuras realizadas durante o percurso artístico do curitibano Poty Lazzarotto.

A participação é gratuita, e pessoas com mais de 60 anos não pagam o ingresso do Museu. A inscrição é necessária e deve ser feita pelo link abaixo.

Sobre a exposição

A exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos” celebra o centenário de Poty Lazzarotto (1924-1998), que começou sua trajetória como desenhista e tornou-se um mestre na gravura. Com curadoria de Maria José Justino e Fabricio Nunes, reúne cerca de 500 obras, organizadas em torno de nove núcleos temáticos que revelam as diversas facetas de Poty: o Narrador, o Trabalho, o Xingu, o Sagrado, a Guerra, o Cotidiano, o Viajante, o Muralista e o Retratista.

As obras, doadas ao Museu Oscar Niemeyer pelo irmão de Poty, João Geraldo Lazzarotto, incluem desenhos, xilogravuras, litogravuras, gravuras em metal, entalhes em madeira e murais. A mostra destaca a importância das criações do artista no cenário paranaense e sua dimensão universal.

APM

O tradicional programa Arte para Maiores tem como objetivo aproximar o público com mais de 60 anos do Museu e da arte. Em 2019, o APM conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus – o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Recentemente, em 2023, o programa foi selecionado e apresentado com destaque aos grupos de trabalho do I Encontro Nacional de Educação Museal, promovido pelo Ibram, na Bahia.

Documento para download

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:
Arte para Maiores: Exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”
Visita mediada e oficina
2 e 9 de julho
Das 14h às 17h
Espaço de Oficinas | Subsolo do MON

Link para inscrição: https://bit.ly/APMJulho2024

Museu Oscar Niemeyer

www.museuoscarniemeyer.org.br

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Educativo

MON realiza oficina sensorial artística para crianças de 1 a 3 anos

Educativo

MON divulga as atividades de férias de julho

Educativo

MON disponibiliza publicação educativa online gratuita
Ver todas as notícias
Receba notícias