O catálogo da exposição “Mario Rubinski – O Espaço Imantado”, realizada recentemente pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), acaba de ser lançado e está disponível na MON Loja.

Com curadoria de Adolfo Montejo Navas e Eliane Prolik, a exposição reuniu mais de 150 obras na Sala 7, incluindo desenhos e estudos do artista curitibano Mario Rubinski (1933-2021), produzidas do final de 1950 até 2021.

As criações de Rubinski abordam elementos da paisagem e estão centradas na tríade cor, espaço e composição. Assim, exploram a iluminação, a ilusão tridimensional e a ausência de profundidade, e evidenciam a profundidade e a riqueza poética do artista. Por meio da geometrização e abstração simbólica presente em suas obras, evoca a natureza habitada pelo homem.

Além de desenhista, Mario Rubinski foi pintor, ilustrador e professor de arte. Formado pela Escola de Belas Artes do Paraná (EMBAP) e em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), ele também atuou como chefe da seção de Belas Artes da Biblioteca Pública do Paraná.

Foi premiado em diversos salões, como o Salão de Arte Paranaense, Salão de Belas Artes da Primavera e Mostra do Desenho Brasileiro, entre outros, ao longo de sua carreira artística. Além disso, participou de diversas exposições individuais e coletivas, além de dedicar-se ao ensino de artes.

Documento para download

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:
Catálogo “Mario Rubinski – O Espaço Imantado”
R$ 110
Disponível na MON Loja