O catálogo da exposição “Mario Rubinski – O Espaço Imantado”, realizada recentemente pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), acaba de ser lançado e está disponível na MON Loja.

Com curadoria de Adolfo Montejo Navas e Eliane Prolik, a exposição reuniu mais de 150 obras na Sala 7, incluindo desenhos e estudos do artista curitibano Mario Rubinski (1933-2021), produzidas do final de 1950 até 2021.

As criações de Rubinski abordam elementos da paisagem e estão centradas na tríade cor, espaço e composição. Assim, exploram a iluminação, a ilusão tridimensional e a ausência de profundidade, e evidenciam a profundidade e a riqueza poética do artista. Por meio da geometrização e abstração simbólica presente em suas obras, evoca a natureza habitada pelo homem.

Além de desenhista, Mario Rubinski foi pintor, ilustrador e professor de arte. Formado pela Escola de Belas Artes do Paraná (EMBAP) e em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), ele também atuou como chefe da seção de Belas Artes da Biblioteca Pública do Paraná.

Foi premiado em diversos salões, como o Salão de Arte Paranaense, Salão de Belas Artes da Primavera e Mostra do Desenho Brasileiro, entre outros, ao longo de sua carreira artística. Além disso, participou de diversas exposições individuais e coletivas, além de dedicar-se ao ensino de artes.

Documento para download

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:
Catálogo “Mario Rubinski – O Espaço Imantado”
R$ 110
Disponível na MON Loja
www.museuoscarniemeyer.org.br

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Imprensa

MON realiza encontro para educadores na mostra “Extravagâncias”

Imprensa

Últimos dias da exposição “35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível”

Imprensa

MON lança catálogo da exposição sobre Bispo do Rosário
Ver todas as notícias
Receba notícias