O Museu Oscar Niemeyer (MON) terá, durante todo o mês de junho, oficinas e mediações gratuitas destinadas ao público. Para participar das atividades, não é necessário conhecimento prévio em arte.

A primeira oficina acontecerá no dia 5/6, em duas sessões: às 10h30 e às 14h30. No “Laboratório de Experiências: Aquarela” o público poderá mergulhar nas possibilidades plásticas e sensoriais das criações artísticas desse material. A inspiração veio da série de obras “Paisagens”, da artista Amélia Toledo, que integram a mostra “Antes e agora, longe e aqui dentro”, em exibição na Sala 11.

A oficina é recomendada para maiores de 3 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.

No dia 12/6, às 15h, será realizada a mediação “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”. O encontro é uma oportunidade para promover o diálogo entre o público e a equipe de educadores do MON, com o objetivo de ampliar percepções e experiências com as exposições. Além disso, oferece aos visitantes a chance de conhecerem as representações artísticas de Poty Lazzarotto: o Narrador, o Trabalho, o Xingu, o Sagrado, a Guerra, o Cotidiano, o Viajante, o Muralista e o Retratista. O acesso é livre para todos os públicos.

A atividade “Desenho de Bolso” acontecerá no dia 19, com duas sessões: às 10h30 e às 14h30, com duração de 1h30. A proposta visa à confecção de um caderninho com papéis diversos para criar, desenhar e escrever. A oficina, que procura trazer o desenho para o cotidiano, é inspirada no universo de desenhos de Poty Lazzarotto. O artista, segundo seu pai, utilizava todos os tipos de superfície para criar, de guardanapos a embrulhos. As obras do artista compõem a exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, em cartaz na Sala 6.

A oficina é recomendada para maiores de 5 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.

No dia 26/6, o MON oferecerá ao público a mediação da mostra “África, Expressões Artísticas de um Continente”, às 15h. A ação será uma oportunidade de diálogo com as obras doadas ao acervo do MON e que fazem parte do legado africano no Paraná e no Brasil. A mediação é livre para todos os públicos.

Em todas as atividades, as inscrições serão liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e estarão sujeitas a lotação.

Documento para download

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Oficinas:
“Laboratório de Experiências: Aquarela”
Sessões às 10h30 e às 14h30 (com duração de 1h30)
Espaço de Oficinas | Subsolo do MON
Obs.: as inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada. As atividades estão sujeitas a lotação.

“Desenho de Bolso”
Sessões às 10h30 e às 14h30 (com duração de 1h30)
Espaço de Oficinas | Subsolo do MON

Mediações:
“Trilhos e Traços – Poty 100 anos”
Ponto de Encontro: Sala 6
As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada. As atividades estão sujeitas a lotação.
Essa atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br

“África, Expressões Artísticas de um Continente
Ponto de Encontro: Sala 4