Com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) inaugura 21ª Semana Nacional de Museus. Para integrar-se à celebração, o Museu Oscar Niemeyer (MON) promoverá uma série de atividades na área externa, de 16 a 18 de maio.

Inaugurando a semana, em 16/5, às 14h, os participantes poderão explorar os arredores do Museu. Será uma oficina fotográfica, conduzida pelos educadores do Museu, com o objetivo de registrar pequenos seres e detalhes que passam despercebidos no cotidiano. Para essa ação, será necessário o uso de aparelhos celulares ou câmeras fotográficas com a lente macro.

A única atividade que requer inscrição prévia ocorrerá em 17/5, às 10h. “Ateliê em Deslocamento” será ministrada por Gustavo Caboco, artista visual Wapichana que se utiliza da arte como meio de reflexão e contribuição na luta dos povos indígenas.

No mesmo dia, às 14h, a área verde do MON, apelidada de Parcão, se tornará um grande ateliê a céu aberto, em que os participantes irão explorar diversas possibilidades de pinturas de paisagens.

Para encerrar a programação, em 18/5, às 15h, haverá uma visitação por esculturas e instalações que ocupam as icônicas áreas verdes e o Vão-livre do Museu. A mediação inclui o projeto “MON sem Paredes”, onde estão expostas obras do artista Gustavo Utrabo.

21ª Semana Nacional de Museus

Promover a saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental é o grande objetivo dos museus brasileiros, instigados através da arte e do turismo. O tema desta Semana Nacional de Museus provoca estes grandes espaços de promoção artística a contribuir para o bem-estar do público, tal qual para a inclusão social, diversidade e conexão com a natureza.

Nesta 21ª edição da Semana Nacional de Museus, o IBRAM ressalta o papel dos museus como locais que difundem a consciência, fortalecem as identidades e a participação cidadã, trazendo em pauta questões climáticas e amplificação da voz dos povos originários.

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço
21ª Semana Nacional de Museus – Programação

“Expedição fotográfica: Registros daquilo que não vemos na pressa”
16 de maio
14h
Salão de Eventos

“Ateliê em Deslocamento”, com Gustavo Caboco
17 de maio
Das 10h às 12h
Espaço de Oficinas
Inscrições pelo link: bit.ly/OficinaGustavoCaboco

Ateliê sem Paredes
17 de maio
Das 14h às 16h30
Parcão

Roteiro temático: visita mediada nas obras externas do MON
18 de maio
15h
Em frente à bilheteria do MON

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Programação

MON divulga programação da Semana Nacional de Museus 2024

Programação

Saiba quais serão as oficinas e mediações do MON em abril

Programação

O MON abrirá normalmente no feriado
Ver todas as notícias
Receba notícias