A exposição “A cor e o lirismo de Alberto Massuda – 100 anos”, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer e que ficará em cartaz até o dia 26/4, na Sala 7 do MON, é tema de um evento que será realizado no dia 16, às 19h. Na ocasião, haverá uma mesa-redonda sobre o artista e o lançamento do catálogo. A entrada é gratuita.

Irão participar: Cadri Massuda (filho do artista); Pedro Goria (colecionador); José Carlos Cifuentes (professor e pesquisador); Jader Alves (diretor cultural do MON); e Fernando Bini (curador da exposição), que será o mediador da conversa.

A mesa-redonda será realizada no novo miniauditório do MON, com capacidade para 50 pessoas, num local reservado e equipado, com ampla infraestrutura disponível, no subsolo do Museu.

Sala 7

A exposição reúne mais de 90 pinturas que retratam diversas fases da trajetória do artista (1925–2000), que nasceu no Egito e escolheu o Paraná para viver. A mostra inicia com a sua produção no Cairo, percorre os primeiros anos no Brasil, apresenta a sua integração ao movimento artístico curitibano e chega aos últimos anos de sua produtiva trajetória, sempre com traços fortes e marcantes, característicos do conjunto de sua obra.

Massuda iniciou nas artes muito jovem. Depois de estudar na Escola de Belas Artes e na Faculdade de Pedagogia Artística da Universidade do Cairo, participou do Groupe de l’Art Contemporain, em sua cidade natal. Também fez parte de vários movimentos artísticos e exposições, entre elas, no Museu de Arte Moderna do Cairo (1948), na Bienal de Veneza, na Itália (1952), e na Bienal de Alexandria (1955), obtendo, nesta última, a Medalha de Bronze.

Mudou-se para o Brasil, instalando-se em Curitiba em 1958, quando participou ativamente do Movimento de Renovação das Artes Visuais. Em 1964, integrou o Grupo Um, ou GUM, formado junto a Érico da Silva, René Bittencourt, Álvaro Borges e Waldemar Roza. 

Massuda foi ainda professor de desenho e pintura na Casa Alfredo Andersen, no Centro Cultural Brasil-Estados Unidos e no Centro de Criatividade de Curitiba.

Documento para download

Sobre o MON 
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.  

Serviço
Mesa-redonda e lançamento de catálogo
“A cor e o lirismo de Alberto Massuda – 100 anos”
Abertura: 16 de abril, 19h
Miniauditório do MON (subsolo)
Entrada gratuita

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Educativo

MON promove oficina de modelagem em argila no mês de abril

Educativo

MON promove oficina artística para bebês de 25 a 36 meses 

Educativo

MON promove atividade para público com mais de 60 anos, inspirada na obra do artista Alberto Massuda
Ver todas as notícias
Receba notícias