O Museu Oscar Niemeyer (MON) participou, dos dias 2 a 4 de abril, do evento Communicating The Arts (CTA), em Paris, na França. O MON foi selecionado como palestrante dessa que é a maior e mais importante conferência sobre museus e arte no mundo.

A apresentação, conduzida por Juliana Vosnika, diretora-presidente do Museu; Marina Pasetto, arquiteta autista; e Cristine Pieske, responsável pela gestão de públicos, abordou o desenvolvimento do programa MON para Todos – Pessoas Autistas, e aconteceu na terça, dia 2. Coincidentemente, esse é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

A palestra do MON

O tema do estudo de caso apresentado pelo Museu no CTA foi "Acolhendo a Comunidade Autista: inclusão dos públicos no processo de tomada de decisão". A palestra abrangeu as estratégias de inclusão adotadas para aprimorar a acessibilidade no Museu, não só nos espaços, mas também no preparo das equipes que trabalham no MON, a fim de atender às necessidades das pessoas autistas.

Essas atividades são desenvolvidas pelo Núcleo de Acesso e Participação (NAP), uma equipe multidisciplinar criada em 2019 com a missão de melhorar o acesso dos públicos ao Museu, trabalhando na construção de soluções de acessibilidade e inclusão social.

Uma dessas iniciativas foi a criação da primeira Sala de Acomodação Sensorial (SAS) em um museu no Brasil. A SAS é um espaço pensado para pessoas autistas e neurodivergentes que precisam de um local reservado e com estímulos reduzidos para se reorganizarem em uma eventual crise despertada pela visita. 

A apresentação foi encerrada citando os impactos e retornos dessas estratégias, com cada vez mais visitantes autistas, bem como eventos e atividades educativas promovidas para esse público. As iniciativas do Museu, ainda, têm aumentado a demanda por acessibilidade em outras instituições na cidade de Curitiba.

Sobre o CTA

Fundado no ano 2000 como "Communicating the Museum", o atual Communicating the Arts (CTA) é a principal conferência de comunicação de artes em âmbito global. O evento acontece anualmente em diferentes cidades e já atraiu mais de 10 mil participantes ao longo de seus 24 anos. O CTA reúne especialistas de todo o mundo para debater as principais tendências e desafios na relação entre arte e comunicação, educação e envolvimento dos públicos.

Na edição de 2024, que aconteceu em Paris, mais de 200 palestrantes (da Europa, Américas, Ásia e África) compartilharam suas experiências e estratégias dentro da temática da conferência: gerar impacto positivo e responsabilidade social por meio do desenvolvimento de práticas sociais e sustentáveis no setor das artes. Entre os participantes, estiveram presentes líderes, diretores, educadores e artistas de instituições e museus, tais como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Museu Nacional da Dinamarca, o Museu de História Natural de Paris e o Queens Museum, nos Estados Unidos.

Documento para download

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.


Museu Oscar Niemeyer

www.museuoscarniemeyer.org.br

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Imprensa

MON realiza encontro para educadores na mostra “Extravagâncias”

Imprensa

Últimos dias da exposição “35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível”

Imprensa

MON lança catálogo da exposição sobre Bispo do Rosário
Ver todas as notícias
Receba notícias