A primeira programação do ano do MON na Escola será no dia 27 de março e contará com a presença da artista e curadora Eliane Prolik. Haverá uma visita mediada na exposição “Espaço Imantado – Mario Rubinski”, em cartaz na sala 7, seguida de uma oficina artística.

O MON na Escola é uma iniciativa do Museu Oscar Niemeyer destinada a profissionais da educação. A atividade é gratuita, mas exige inscrição prévia pelo link abaixo. Os encontros acontecem em duas sessões: das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h.

O programa é direcionado a professores dos ensinos público e privado, alunos de licenciatura e outros profissionais da área de mediação cultural. Os encontros são mensais, com emissão de declaração de participação.

Sobre a exposição

A mostra “Mario Rubinski – O Espaço Imantado” reúne cerca de 150 pinturas, desenhos e estudos do artista curitibano Mario Rubinski (1933-2021). A curadoria é de Adolfo Montejo Navas e Eliane Prolik.

Sua inconfundível obra traz os elementos da paisagem por meio da geometrização e abstração simbólica. A exposição reúne obras realizadas ao longo de seis décadas, entre 1950 e 2021.

Rubinski teve formação na Escola de Belas Artes do Paraná e viveu a efervescência da Biblioteca Pública do Paraná como o principal centro cultural de Curitiba. Expôs e foi premiado em salões, conviveu com grandes artistas e ensinou, incansavelmente, arte por toda a vida.

A curadora Eliane Prolik vive e trabalha em Curitiba. É graduada em Pintura (1981), com especialização em História da Arte do Século XX (2000) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Trabalha com esculturas, instalações, intervenções urbanas e vídeos. Teve alguns de seus trabalhos expostos nas Bienais de Curitiba (2019, 2018 e 2015) e de São Paulo (2002 e 1987), entre outras. Realizou exposições nos mais importantes museus e espaços culturais do Brasil, como o Museu Oscar Niemeyer, Pinacoteca de São Paulo, Solar do Barão, entre outros. Também atua em curadorias e projetos culturais que visam pesquisar e elaborar levantamento de obras, além de trabalhar com editoração e publicação de catálogos e livros, exposição e aquisição para acervos públicos sobre artistas paranaenses como: Mário Rubinski (2019), Alfredo Andersen (2018), Antonio Arney (2015-19), Miguel Bakun (1999-2010) e Raul Cruz (1994-2006). Em 1986, foi diretora do Museu Alfredo Andersen e membro da comissão de acervo do Museu de Arte do Paraná, em Curitiba.

Documento para download

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço
MON na Escola
Encontro na mostra “Espaço Imantado - Mario Rubinski”
27 de março
Sessão 1: das 9h30 às 11h30
Sessão 2: das 14h às 16h
Espaço de Oficinas
Link para inscrição: https://bit.ly/MONnaEscolaMarço2024

www.museuoscarniemeyer.org.br

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Educativo

MON oferece automediação inédita e gratuita: “Conhecendo Artistas Mulheres”

Educativo

MON realiza encontro para educadores sobre a mostra “35ª Bienal de São Paulo”

Educativo

MON realiza oficina fotográfica para jovens autistas
Ver todas as notícias
Receba notícias