O Museu Oscar Niemeyer terá uma intensa programação neste mês de janeiro. A partir do dia 10, haverá diversas oficinas e ações para o público infanto-juvenil e famílias. As atividades acontecem até o dia 27/1.

As propostas irão ocupar o Espaço de Oficinas, as salas expositivas e a área externa (gramado do Museu), oportunizando novas experiências individuais, sensoriais e coletivas.

O objetivo é explorar algumas das diversas técnicas, linguagens, materiais e possibilidades que a arte proporciona. Durante as atividades, os participantes poderão experimentar pintura, gravura, fotografia, cinema conhecer melhor as exposições em cartaz do MON e ainda participar de uma contação de histórias, entre outras ações.

Nas atividades direcionadas ao público infantil, na intenção de criar um ambiente de interação entre as crianças e as suas famílias, os participantes deverão obrigatoriamente ser acompanhados de um adulto responsável durante as atividades.

Para participar, é necessário adquirir ingressos no site do MON (específicos para cada atividade), no valor de R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia-entrada) ou isentos para crianças até 12 anos e maiores de 60. As atividades possuem vagas limitadas.

Os ateliês abertos que acontecem na quarta-feira (dia em que a entrada é sempre gratuita) são isentos para todos e obedecem à ordem de chegada para a atividade. Nas quartas-feiras, os ingressos devem ser retirados diretamente na bilheteria e estão sujeitos a lotação de espaço.

Veja a programação:

10/1 – 10h30 às 15h30
Ateliê aberto de gravura
Público-alvo: 3 a 12 anos

Neste ateliê aberto você poderá experimentar as diversas formas de pensar a gravura. As propostas criadas pelo Educativo tornarão o Espaço de Oficinas palco para descobertas e desafios

Gratuito. Retirada de ingresso de acesso comum ao MON. Capacidade para 60 pessoas simultaneamente. A participação na atividade segue ordem de chegada na fila do Espaço de Oficinas e está sujeita a lotação de espaço. É obrigatório o acompanhamento de um responsável durante toda a atividade.

Odores

12/1 – 10h30 e 14h30
MON Primeiros Passos
Ponto de Encontro: Espaço de Oficinas
Público-alvo: 12 a 24 meses
Duração: 1h

Neste encontro, vamos explorar as obras de Joana Vasconcelos em uma jornada no universo das esculturas monumentais da artista na exposição Extravagâncias.

Reserva de ingressos pelo site do museu. É obrigatório o acompanhamento de um responsável durante toda a atividade. Vagas limitadas.

Luz reduzida
Restrição de movimento

17/1 – 10h30 às 15h30
Ateliê aberto de fotografia
Público-alvo: 5 a 12 anos

Neste ateliê aberto você poderá experimentar as diversas formas de pensar a fotografia. As propostas criadas pelo Educativo tornarão o Espaço de Oficinas palco para descobertas e desafios. É necessário trazer um celular com câmera.

Gratuito. Retirada de ingresso de acesso comum ao MON. Capacidade para 60 pessoas simultaneamente. Sujeito a lotação de espaço. É obrigatório o acompanhamento de um responsável durante toda a atividade.

18/1 - Sessões às 10h e 14h
Oficina de fotoperformance | Arquitetura do corpo
Público-alvo: a partir de 14 anos
Duração: 2h

Ao caminhar, observar e nos movimentar dentro e fora do Museu, nosso corpo se relaciona o tempo todo com este espaço. Mas como podemos registrar as formas de vivenciar o Museu? Traga seu celular com câmera e venha descobrir.

Reserva de ingressos pelo site do museu. Vagas limitadas.

20/1 – 10h30 às 15h30
Ateliê sem paredes – pintura ao ar livre
Ponto de encontro: Parcão
Público-alvo: todas as idades

A área externa do MON se tornará um grande ateliê a céu aberto onde vamos explorar as cores que fazem parte da paisagem.

Gratuito. Não é necessário retirar ingressos, basta chegar ao local e participar. Capacidade para 60 pessoas simultaneamente. Aberto para todas as idades. Sujeito a lotação de espaço.

24/1 - 10h30 às 15h30
Ateliê aberto de esculturas
Público-alvo: 3 a 12 anos

Neste ateliê aberto você poderá experimentar as diversas formas de pensar uma escultura. As propostas criadas pelo Educativo tornarão o Espaço de Oficinas palco para diversas descobertas e desafios

Liberdade de movimentos
Odores

26/1 - Sessões às 10h e 14h
Oficina: Cinema contra realidade
Público-alvo: 14 a 21
Duração: 2h

Nessa oficina exploraremos o tempo cinematográfico em contraste com a realidade, compreendendo o audiovisual como a linguagem do tempo e da arte.

Reserva de ingressos pelo site do museu. Vagas limitadas.

Local com ruídos

27/1 – Sessão às 15h
Contação de Histórias Brincante – com Eric Sponholz
Público-alvo: Todas as Idades
Duração: 1h

Neste encontro, o contador de histórias Eric Sponholz irá realizar uma proposta artística de contação de histórias onde a brincadeira e as palavras, criarão um mundo de interação entre adultos e crianças.

Local com ruídos

Orientações:

• Confira a idade indicada para cada atividade;

• As atividades de “Ateliê aberto” que acontecem nas quartas-feiras de entrada gratuita são isentos para todos e obedecem fila por ordem de chegada no Espaço de Oficinas. Os ingressos devem ser retirados diretamente na bilheteria e estão sujeitos a lotação;

• Para participar das atividades que ocorrem nas quintas, sextas-feiras e no dia 27/01 é obrigatório adquirir ingressos específicos para cada atividade no site do museu: isentos para crianças até 12 anos e maiores de 60 ou no valor de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) para demais públicos e adultos acompanhantes. As atividades possuem vagas limitadas;

• Participantes menores de 14 anos deverão obrigatoriamente ser acompanhados de um adulto responsável durante todas as atividades.

Mais informações no site www.museuoscarniemeyer.org.br