O Museu Oscar Niemeyer registrou longas filas na tarde desta quarta-feira (14). A gratuidade de ingressos, a programação do Férias no MON e o fluxo de turistas na cidade contribuíram.

Entre eles, a família da professora Tatiane dos Reis Silva Garcia, que veio da cidade de Machado (MG) para passear em Curitiba nas férias. Ela, o marido Fábio, também professor, e os filhos Ivyni e Yan, de 6 e 10 anos, explicam que adoram ir a museus quando estão visitando uma cidade.

“Já conhecíamos o MON de nome e sempre dizíamos que quando viéssemos a Curitiba para passear, o museu estaria em nosso roteiro”, informou Tatiane. A escolha da data da visita, na quarta gratuita, foi proposital, mas a família foi surpreendida pelo tamanho da fila. “Mesmo assim vamos encarar, sem problemas, esperamos conhecer lá dentro muitas coisas novas e diferentes”, disse.

Também estavam na fila a fotógrafa Maria Eduarda Almeida e o estudante Tiago Oliveira Siqueira, de Curitiba, que já costumam frequentar o MON. “Apesar de sabermos que teria bastante fila, decidimos vir hoje para aproveitar a gratuidade e também para ver as exposições novas”, comentou o estudante.

O diretor administrativo e financeiro do MON, Colmar Chinasso Filho, comenta que o número de visitantes do Museu Oscar Niemeyer vem crescendo a cada ano. Em 2025, por exemplo, o museu bateu recorde de público: 720 mil visitantes.

“Isso se deve a um conjunto de fatores e ações, como grandiosas exposições inéditas, muitas obras e melhorias de infraestrutura, programas de acessibilidade e ações educativas”, disse Chinasso. “As tradicionais quartas gratuitas sempre atraíram um grande número de pessoas ao museu e, em 2025, instituímos também o último domingo do mês com entrada gratuita, facilitando dessa forma o acesso de todos os públicos ao Museu”.

Gratuidade e férias

Na quarta-feira passada (7), 4.200 visitantes passaram pelo MON. A gratuidade, que ocorre em todas as quartas e nos últimos domingos do mês, tem o objetivo de ampliar o acesso à cultura e incentivar o público a usufruir dos espaços expositivos, consolidando o Museu como um espaço cada vez mais inclusivo.

Nesta semana (13), teve início o Férias no MON, que segue até o dia 30/1. Diversas oficinas e ações voltadas para crianças, jovens e suas famílias fazem parte da programação.

As atividades são uma oportunidade de novas experiências individuais e coletivas com o espaço do Museu e com a arte. As ações ocupam o Espaço de Oficinas, as salas expositivas e a área externa, proporcionando novas experiências sensoriais. A ideia é experimentar, criar e se divertir com arte.

Além da programação de férias, os visitantes podem conferir atualmente as seguintes exposições: “Através”, de Mariana Palma; “Teia à Toa”, do artista Barrão; “Sonhos de Cinema: Arte para a Sétima Arte”; “Veemente”, de Gabriel de la Mora; “Pure Gold – Upcycled! Upgraded!”; “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “África, Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; e “O Mundo Lúdico dos Mangás e Animes”, além do “Pátio das Esculturas”, “Espaço Niemeyer” e “MON sem Paredes”.

Documento para download

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Imprensa

Visitantes lotam o Museu Oscar Niemeyer no primeiro dia do ano de entrada gratuita

Imprensa

MON registra 720 mil visitantes em 2025: recorde histórico de público

Imprensa

MON lança dois novos catálogos de exposições
Ver todas as notícias
Receba notícias