Educativo


Navegue pelo tema

Qual é a sua dúvida?

O que é uma visita com mediação, sem mediação ou com oficina?

Com mediação

Uma visita com mediação é pautada na conversa sobre o Museu e suas exposições em cartaz.

Um mediador é o profissional responsável por interagir com o grupo durante a visita. Esse profissional pesquisa, estuda e prepara a visita para o diálogo sempre levando em conta o conhecimento prévio e a participação direta do grupo.

Sem mediação

Em uma visita sem mediação, o grupo não recebe o acompanhamento de um profissional durante toda a visita, apenas recebe as orientações básicas da visita no momento de sua chegada.

O grupo deve ser orientado pelos próprios professores e deve seguir as orientações recebidas pelos profissionais do museu e da cartilha encaminhada no momento da confirmação do agendamento.

Com oficina

Visitas com oficinas só acontecem quando a agenda está disponível para o atendimento com mediação.

Neste formato o grupo recebe o serviço de mediação e realiza uma parte prática, com o intuito de ampliar os conhecimentos obtidos durante a visita. A oficina pode estar relacionada com o conceito curatorial, do artista ou com alguma técnica artística.

É necessário pagar para ter mediação e oficina?

Os serviços oferecidos pelo Educativo são gratuitos! No entanto, é necessário adquirir o ingresso do museu.

As instituições públicas de ensino têm a isenção do valor da entrada no Museu, assim como crianças abaixo de 12 anos e idosos acima de 60. As instituições particulares e grupos de turismo devem pagar o valor de 30 reais (entrada inteira) ou 15 reais (meia entrada).

*Às quartas a entrada é livre para todos, pois é o dia gratuito do Museu.

Quanto tempo dura a visita?

Grupos SEM mediação: O tempo é determinado pelo responsável do grupo. Sugerimos que sejam reservados no mínimo 40 minutos para realizar a visita.

Grupos COM mediação e SEM oficina: É obrigatório ter, no mínimo, 1h de visita. É importante levar em consideração quantas exposições você deseja que seu grupo visite.

Grupos COM mediação e COM oficina: As oficinas têm relação direta com os conteúdos abordados durante a mediação. Grupos agendados nesta categoria devem disponibilizar no mínimo 2h para a visita.

Instituições públicas e ONGS precisam comprar ingresso?

Mediante agendamento prévio, mesmo que sem mediação, instituições de ensino público e ONGs têm isenção do ingresso.

Acompanhantes precisam adquirir o ingresso?

Não, serão isentos. E serão permitidos, no máximo, um acompanhante a cada 10 alunos. Casos específicos que precisem de mais acompanhantes devem ser comunicados com antecedência.

É obrigatório ter um acompanhamento do educativo?

Não. Caso prefira, é possível fazer uma visita autônoma com seu grupo. Buscamos sempre recepcionar todos os grupos, mesmo sem mediação, visando dar as boas-vindas e informar com clareza as regras do museu antes da visita.

Para grupos com menores de idade, é obrigatório que o grupo permaneça unido, mesmo sem mediação, podendo ser dividido em grupos menores conforme a sua disponibilidade de acompanhantes.

⚠️ É imprescindível ter um acompanhante a cada 10 alunos.

É possível fazer lanche com o grupo no MON?

Não é permitido entrar no museu com alimentos e/ou bebidas, estes itens deverão ser deixados no ônibus ou no guarda-volumes.

Lanches podem ser feitos no Parcão (parque ao lado do museu) ou no vão livre. Na segunda opção é importante ressaltar que é proibido comer sobre o chão de vidro.

Oriente o grupo para preservar a limpeza do local. As lixeiras estão localizadas ao lado da entrada principal e na frente da bilheteria.

Onde devo desembarcar com meu grupo e onde o ônibus pode estacionar?

O estacionamento mais próximo da entrada fica na Rua Manoel Eufrásio (rua lateral ao Museu), o ônibus poderá permanecer apenas para embarque e desembarque, com tolerância de até 15 minutos. Depois deste período é necessário estacionar na rua.

É permitido desenvolver uma atividade pedagógica com meu grupo durante a visita?

É permitido, mas sugerimos realizar quaisquer atividades antes ou depois da visita, para que o grupo possa usufruir da experiência no museu da melhor forma possível.

Para grupos com mediação, pedimos que seja comunicado com antecedência para o preparo adequado de nossa equipe.

⚠️ Caso seja necessário utilizar materiais como lápis, caneta, prancheta, cadernos, entre outros, é necessário informar à nossa equipe antes da visita, visto que estes materiais são considerados de risco às obras e necessitam e autorização prévia.

O museu oferece transporte para os grupos?

Não. Cabe aos grupos providenciar o transporte até o museu. Vale informar que existe uma estação tubo de transporte público logo em frente do museu, bem como um ponto de ônibus da linha turismo ao lado do MON.

Como agendar uma visita de grupo?

Com acompanhamento: deve-se primeiramente entrar em contato por telefone para encontrarmos uma data disponível em nossa agenda. Após é necessário preencher nosso formulário online. Ligue para: (41) 3350-4448.

Sem acompanhamento: precisa apenas do preenchimento do formulário online e no campo "mediação" colocar "não".

Já agendei o meu grupo, como saber se a visita está confirmada?

Caso você apenas tenha feito a reserva por telefone, é necessário preencher o formulário online para efetivar o seu agendamento e receber o e-mail.

A confirmação será enviada para todos os e-mails que você cadastrou no formulário online, dentro do prazo de uma semana.

O e-mail de confirmação apresenta a data, horário e quantidade de pessoas agendadas, bem como informações acerca da visita e documentos que devem ser trazidos.

⚠️ Caso você tenha preenchido o formulário e não recebeu a confirmação de agendamento no prazo de uma semana, nem uma ligação de confirmação da equipe, entre em contato pelo telefone: (41) 3350-4468. É importante também verificar a caixa de spam.

Com quantos dias de antecedência preciso agendar a visita?

Agende com o máximo de antecedência possível, devido à grande procura por nosso atendimento.

Caso não seja possível se antecipar em meses, recomendamos que agende com duas semanas de antecedência, visto que a confirmação pode demorar até uma semana para ser enviada.

⚠️ Visitas agendadas com 2 semanas de antecedência dificilmente conseguirão mediação, mas podem realizar a visita sem mediação.

Como faço para transferir ou cancelar o meu agendamento?

É importante comunicar primeiramente pelo telefone (41) 3350-4448, para que nossa equipe possa liberar imediatamente a vaga para outro grupo em lista de espera.

⚠️ É necessário também enviar um e-mail no endereço: agendamento@mon.org.br, para formalizar a solicitação.