Acessibilidade


Navegue pelo tema

Qual é a sua dúvida?

O MON está preparado para receber visitantes com deficiência?

Sim. O MON possui programas de atendimento aos seguintes públicos com deficiências: pessoas com cadeiras de rodas ou com restrição de mobilidade, pessoas cegas ou com baixa visão e pessoas autistas ou neurodivergentes. Conheça mais sobre o programa MON Para Todos.

O MON possui medidas de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e com cadeira de rodas?

Sim, todos os espaços do Museu podem ser acessados por elevadores. Existem também banheiros com medidas de acessibilidade em todos os andares do edifício principal e no 3° andar da Torre do Olho. Para maior conforto e segurança, as pessoas com cadeiras de rodas devem sempre utilizar os elevadores para deslocamentos entre os pisos.

O Auditório Poty Lazzarotto possui locais reservados para Pessoas com Cadeiras de Rodas e para pessoas obesas, banheiros com medidas de acessibilidade e plataforma elevatória de acesso ao palco.

O Museu empresta cadeiras de rodas para uso durante a visita?

Sim, o empréstimo de cadeiras de rodas é gratuito, basta solicitar quando chegar ao Museu. O MON possui quantidade limitada de cadeiras de rodas, não sendo possível reservá-las antes da visita nem garantir a sua disponibilidade imediata. O uso das cadeiras de rodas é restrito à área interna.

Quais espaços do museu estão preparados para receber pessoas com deficiência visual?

O acesso ao MON pela rua Marechal Hermes, à Bilheteria e ao Pátio das Esculturas é sinalizado por piso podo-tátil.

O Pátio das Esculturas, localizado no subsolo, possui obras táteis com legendas em braille e descrição em áudio que podem ser exploradas de forma autônoma por todos os visitantes. Outras exposições do museu podem ser visitadas com o acompanhamento do setor Educativo, responsável por indicar quais obras podem ser exploradas por pessoas cegas ou com baixa-visão. O agendamento dessas visitas deve ser feito pelo e-mail agendamento@mon.org.br.

O MON permite acesso de cães de serviço?

Sim, cães-guia e cães de assistência devidamente credenciados são bem-vindos ao MON. A apresentação da credencial do animal à equipe de Segurança é obrigatória.

Visitantes com deficiência têm direito à meia-entrada?

Sim, pessoas com deficiência e um acompanhante tem direito à meia-entrada.

Os estacionamentos do MON possuem vagas para pessoas com deficiência?

Sim, ambos os estacionamentos possuem vagas reservadas para pessoas com deficiência que podem ser utilizadas por visitantes com credenciais emitidas por um órgão oficial.

O MON possui medidas de acessibilidade para pessoas pessoas autistas ou neurodivergentes?

O MON disponibiliza espaço exclusivo para visitantes autistas ou neurodivergentes e ferramentas para planejar e estruturar a visita.

- Sala de Acomodação Sensorial (SAS): um espaço planejado especialmente para pessoas neurodivergentes que precisam de um local reservado e com estímulos reduzidos, para se autoregularem em uma eventual crise despertada pela visita.

- Ferramentas de planejamento da visita: estão disponíveis dois documentos cujo objetivo é auxiliar o visitante a planejar a sua vinda ao MON: a Narrativa Visual e o Mapa Sensorial. A Narrativa Visual mostra, por meio de imagens e pequenos textos, um passo-a-passo de o que o visitante autista pode esperar quando vem ao MON. O Mapa sensorial sinaliza os estímulos sensoriais mais frequentes em certos pontos do Museu. Como as exposições mudam frequentemente, os estímulos sensoriais de cada exposição são sinalizados no acesso às salas.

- Cordão de girassóis: O MON disponibiliza o cordão de girassóis, acessório reconhecido mundialmente para a identificação de pessoas com deficiências ocultas, como o autismo, além de abafadores de ruídos para os visitantes. Caso precise, ambos estão disponíveis na recepção.

Pessoas autistas podem acessar o MON com objetos de apego ou stim toys?

Por questões de segurança, alguns objetos não são admitidos no espaço do Museu. A relação desses itens está disponível na: Narrativa Visual. Para acesso com objetos de apego ou stim toys, será necessário consultar a equipe de segurança antes de entrar no Museu. Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail faleconosco@mon.org.br ou pelo telefone (41) 3350-4400.