
Bruno Lechowski
A arte idealista de Lechowski
O Museu Oscar Niemeyer tem a satisfação de apresentar a exposição individual do pintor e desenhista polonês Bruno Lechowski (1887 – 1941), que mostra um seletivo número de obras, reunidas dos acervos do Museu e da família do artista. Durante os 16 anos em que viveu no Brasil, este excepcional aquarelista deixou sua influência na arte moderna do País, tornando-se, inclusive, mestre de vários jovens pintores da década de 30, como José Pancetti e outros participantes do Núcleo Bernardelli.
À época, Lechowski, impulsionado pelo ideal de liberdade e democratização da arte – motivação de sua própia viagem pelo mundo -, foi personagem marcante por onde passou, desde que deixou a Europa até aportar no Rio de Janeiro em 1925. A extensa e vigorosa produção de Lechowski até 1941, quando faleceu, foi basicamente realizada nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Em todos os lugares em que viveu, Lechowski manteve-se engajado nos principais movimentos artísticos e sociais de seu tempo. Apontado como um ardoroso trabalhador, manteve sua atuação expressiva sempre pautada na pesquisa de materiais, nas combinações cromáticas, na paciente observação das luzes e das cores do País que o acolheu.
Diante de tal personalidade, é com grande satisfação que o Museu Oscar Niemeyer promove a reapresentação da fase brasileira desse artista, concluindo em Curitiba a itinerância da mostra, após ter percorrido algumas capitais européias a convite das Embaixadas do Brasil na Inglaterra, Polônia e Alemanha.
Artista
Bruno Lechowski
Curadoria
Christhine Baptista, Ennio Marques Ferreira, Myrian Sbravati e Wanda Lechowski
Período em cartaz
De 8 de fevereiro de 2006
Até 30 de maio de 2006
Local
Sala 2
Planeje sua visita
Imagens
Exposição virtual
O MON está ao lado de grandes museus do Brasil e do mundo na plataforma Google Arts & Culture. Visite nossas exposições em formato virtual.
Conheça mais sobre esta exposição na plataforma Google Arts & Culture.
Acessar exposição virtual