Encerrada

Arte Japonesa na Coleção do MON


A exposição itinerante “Arte Japonesa na Coleção do MON”, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer, leva um recorte da coleção asiática que pertence à instituição ao Memorial da Imigração Japonesa de Assaí, Norte do Estado. O local conta com a presença de imensa comunidade japonesa, diretamente ligada a colonização e história desta cidade.

A mostra apresenta ao público uma parte da coleção dos tradicionais bonecos japoneses Ningyos, além de máscaras, xilogravuras e utensílios, como bandejas e recipientes. No total, a exposição reúne 63 obras de arte que fazem parte do acervo de arte asiática formado por mais de três mil peças, doado ao MON em 2018 pelo embaixador Fausto Godoy. 



  • Artista
  • Curadoria

    Equipe do MON

  • Período em cartaz

    De 16 de maio de 2024

  • Até 21 de julho de 2024

  • Local

    Memorial da Imigração Japonesa
    Av. Rio de Janeiro, 720 — Assaí/PR
    Segunda à sexta das 08h00 às 11h30min  - 13h00 às  17h


SAIBA MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO

MON leva coleção asiática ao norte do Paraná

O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove a exposição itinerante “Arte Japonesa na Coleção do MON”, com parte da coleção asiática que pertence à instituição. A inauguração será em 16 de maio, no Memorial da Imigração Japonesa de Assaí, no norte do Estado. O local conta com a presença de uma grande comunidade japonesa, diretamente ligada à colonização e à história dessa cidade.

A mostra apresenta ao público uma parte da coleção dos tradicionais bonecos japoneses Ningyos, além de máscaras, xilogravuras e utensílios, como bandejas e recipientes. No total, a exposição reúne 63 obras de arte, um recorte do acervo de arte asiática formado por mais de três mil peças, doado ao MON em 2018 pelo embaixador Fausto Godoy. 

“O Museu Oscar Niemeyer segue firme na missão de promover um amplo acesso à cultura e descentralização da arte pelo Estado, diretriz fundamental da nossa gestão na Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Paraná”, afirma Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura. “É uma grande alegria ver o projeto de itinerância da belíssima coleção asiática do MON chegar a Assaí, município que tem massiva presença de descendentes de japoneses, conectando arte, história e identidade cultural", diz.

A diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika, comenta que a grandiosa coleção asiática, que hoje pertence ao MON e ao povo paranaense, foi disputada por outras instituições do Brasil e por colecionadores do exterior.

“Com essa exposição, o Museu Oscar Niemeyer extrapola os limites de suas paredes, democratizando o acesso a seu acervo e alcançando públicos ainda maiores”, afirma. “É importante destacar que isso não seria possível sem o olhar especial que o Estado do Paraná, especialmente por meio da Secretaria da Cultura, tem dedicado a esse importante setor, priorizando sempre a descentralização das artes para que esta chegue a todos os públicos”, diz Juliana. 

Ela comenta ainda que a principal proposta do MON com a itinerância é facilitar os diálogos entre culturas e territórios por meio da arte. “A exposição instiga e demonstra que o conhecimento, múltiplo e transversal, atravessa culturas, territórios e épocas”. 

Ningyos –

Tradicionalmente, os Ningyos são presentes auspiciosos para desejar longevidade, saúde e fertilidade aos recém-nascidos. Também são exibidos pelas famílias em datas especiais, e a eles se atribui a missão de proteger e purificar as casas que os recebem.

O significado da palavra Ningyo é “forma humana”: nin (humano, gente) e gyo (forma). “Esses objetos aqui apresentados atravessaram os últimos 200 anos do Japão e mostram um viés pouco explorado, mas extremamente rico, da alma e da cultura japonesas”, comenta o doador da coleção ao MON e curador da exposição, Fausto Godoy.  

Características da exposição

Estímulo visual

Luz natural

Espaço físico

Restrição de movimento

Conteúdo relacionado

Coleções do acervo

Ásia

Visite a exposição

Período em cartaz

Até 21 de julho de 2024

Local

Memorial da Imigração Japonesa
Av. Rio de Janeiro, 720 — Assaí/PR
Segunda à sexta das 08h00 às 11h30min  - 13h00 às  17h

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.