Nesta quinta, 4/12, o Museu Oscar Niemeyer (MON) realizará a última abertura de exposição deste ano: “África, Expressões Artísticas de um Continente - Intersecções contemporâneas – Ano da França no Brasil”, na Sala 4. Neste dia, o MON terá horário estendido de visitação, até às 20h, e entrada gratuita a partir das 18h. A mostra tem curadoria de Renato Araújo.

A exposição se renova no ano Brasil-França, que celebra dois séculos de relações diplomáticas entre os dois países. Essa nova edição é uma parceria do Museu Oscar Niemeyer com a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY) e o Instituto Tomie Ohtake, ambos de São Paulo, e propõe um intercâmbio cultural e artístico.

A mostra apresenta dois projetos distintos simultaneamente. O primeiro consiste na instalação de dois vídeos das artistas Josèfa Ntjam e Tuli Mekondjo, fortemente conectadas à questão da diáspora africana na França. A curadoria é de Nadine Hounkpatin, nascida no Benin e radicada na França há muitos anos.

O segundo projeto, com curadoria de Paulo Miyada e Ana Roman, aborda o tema “Errâncias: Entre Brasil, França, África e Caribe”, a partir de residências oferecidas pelo Instituto Édouard Glissant, na Martinica, a artistas do mundo todo. “A participação dos artistas brasileiros Rayana Rayo e José Eduardo Ferreira Santos resultou na criação de obras exibidas nesta exposição”, explica.

Em sua terceira edição, a exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente” consolida um longo e criterioso processo que culminou na chegada de uma das mais importantes e significativas coleções de arte africana ao Museu Oscar Niemeyer. 

Documento para download

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:
“África, Expressões Artísticas de um Continente – Intersecções contemporâneas – Ano da França no Brasil”
Inauguração: 4/12, 18h30
Sala 4
Horário estendido das 18h às 20h
Entrada gratuita

Publicado Por

Museu Oscar Niemeyer

Noticias Relacionadas

Prensa

Programa MON Primeiros Passos será apresentado em evento na Inglaterra

Prensa

MON abrirá normalmente nos feriados de novembro

Prensa

MON oferece entrada gratuita no último domingo do mês
Ver todas las noticias
Recibir noticias