A edição de junho do programa Arte para Maiores (APM), do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, terá como tema a exposição “Antes e agora, longe e aqui dentro”, em cartaz na Sala 11 e com curadoria de Galciani Neves. Para participar, não é necessário conhecimento prévio em arte.

Os encontros acontecerão nos dias 4 e 11 de junho, das 14h às 17h, com visita mediada na mostra, seguida de uma oficina artística no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do MON. Será uma oportunidade para que os participantes explorem as diversas linguagens e os processos de criação artística presentes nas obras.

No dia 18 de junho, às 14h, será realizada uma videoconferência com a curadora Galciani Neves, em que os participantes terão a oportunidade de conhecer ainda mais detalhes sobre o processo conceitual que resultou na mostra.

A participação é gratuita e pessoas com mais de 60 anos não pagam o ingresso do Museu. A inscrição antecipada é necessária e deve ser feita pelo link abaixo.

Antes e agora, longe e aqui dentro

Com a proposta de estabelecer diálogos entre o acervo do MON e a arte contemporânea brasileira, a exposição apresenta mais de cem obras realizadas por 44 artistas. Entre elas, estão pinturas, desenhos, fotos, esculturas, vídeos, áudios e instalações que reúnem técnicas variadas. Os trabalhos buscam discutir as relações indissociáveis entre corpo e território e os muitos modos de habitar, ser e registrar paisagens.

A partir de uma ampla pesquisa, foram escolhidas obras consideradas relevantes tanto para o contexto de produção artística da cidade de Curitiba quanto para a história da arte do Estado do Paraná e do Brasil. Dessa forma, celebram a diversidade do acervo do Museu e sua importância.

APM

O tradicional programa Arte para Maiores tem como objetivo aproximar o público com mais de 60 anos do Museu e da arte. Em 2019, o APM conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus – o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Recentemente, em 2023, o programa foi selecionado e apresentado com destaque aos grupos de trabalho do I Encontro Nacional de Educação Museal, promovido pelo Ibram, na Bahia.

Sobre a convidada

Galciani Neves é curadora, professora e pesquisadora no campo das artes visuais. É graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-graduada em Design Gráfico pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac SP). Foi coordenadora da Escola Entrópica (Instituto Tomie Ohtake - SP) e trabalhou em instituições como a Fundação Bienal de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake e Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia (MuBE). Atualmente, é docente do curso de Artes Visuais e da Pós-Graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e coordenadora da Bolsa IAC de pesquisa do Instituto de Arte Contemporânea. Além disso, realiza publicações e desenvolve projetos curatoriais que estabelecem diálogos entre arte, literatura e questões ambientais.

Documento para download

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

 

Serviço:
Arte para Maiores – Exposição “Antes e agora, longe e aqui dentro”
Visita mediada e oficina
4 e 11 de junho
Das 14h às 17h
Espaço de Oficinas | Subsolo do MON

Videoconferência
18 de junho
Das 14h às 15h30

Link para inscrição: https://bit.ly/APMJunho2024

Museu Oscar Niemeyer

www.museuoscarniemeyer.org.br

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Educativo

MON promove edição especial do programa Arte para Maiores em junho

Educativo

MON realiza encontro para educadores na mostra “Antes e agora, longe e aqui dentro”

Educativo

MON realiza exposição inédita do artista Efrain Almeida
Ver todas as notícias
Receba notícias