O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza o segundo ciclo de seminários do projeto “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”, que propõe uma imersão no acervo da instituição, com o objetivo de gerar conteúdo para o setor Educativo. A coleção permanente do MON conta atualmente com 14 mil obras de arte. Os seminários são um desdobramento do projeto e debatem questões relativas a acervos.

O projeto é uma pesquisa realizada na coleção permanente do MON pela professora e curadora Galciani Neves e pelo setor Educativo do Museu. Neste segundo ciclo de seminários, as questões principais são ligadas ao direito à terra.

Com duas palestras, o seminário será realizado no dia 9 de maio, a partir das 19 horas, no Miniauditório, localizado no subsolo do MON, com a mediação de Galciani Neves, curadora da exposição “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”, em cartaz na Sala 11. A participação é gratuita e, para se inscrever, é necessário preencher o formulário abaixo.

A primeira palestra, com o artista Gustavo Caboco Wapichana, abordará o diálogo entre arte contemporânea e as relações entre os sistemas da arte indígena, museus e comunidades. Na segunda palestra da noite, a professora da Divisão de Pesquisa em Arte do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), Fernanda Pitta, irá propor pensar junto aos artistas sobre suas estratégias de questionamento das estruturas e fronteiras dos museus.

Sobre a exposição “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”

Com a proposta de estabelecer diálogos entre o acervo do MON e a arte contemporânea brasileira, a exposição apresenta mais de cem obras realizadas por 44 artistas. Entre elas, estão pinturas, desenhos, fotos, esculturas, vídeos, áudios e instalações, reunindo técnicas variadas. Os trabalhos buscam discutir as relações indissociáveis entre corpo e território e os muitos modos de habitar, ser e registrar paisagens.

A partir de uma ampla pesquisa, foram escolhidas obras consideradas relevantes tanto para o contexto de produção artística da cidade de Curitiba quanto para a história da arte do Estado do Paraná e do Brasil. Dessa forma, celebram a diversidade do acervo do Museu e sua importância.

Saiba mais sobre os convidados

Gustavo Caboco Wapichana é artista visual, nascido em Curitiba. Trabalha na rede Paraná-Roraima e nos caminhos de retorno à terra.  Suas criações com desenho-documento, pintura, texto, bordado, animação e performance propõem maneiras de refletir sobre os deslocamentos dos corpos indígenas e a produção e as retomadas da memória. Wapichana dedica-se também à pesquisa autônoma em acervos museológicos para contribuir na luta dos povos indígenas.

Fernanda Pitta é professora doutora da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). É coordenadora do projeto de pesquisa Decay Without Mourning, Future Thinking Heritage Practices (Riksbankens Jubileumsfond). Seu mais recente projeto curatorial é a retrospectiva “Eleonore Koch: em cena”, em cartaz de 6 de abril a 14 de julho de 2024, no MAC-USP.

Seminário “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”
Miniauditório | Subsolo do MON
Com Gustavo Caboco e Fernanda Pitta
Link para inscrição: https://bit.ly/SeminariosMaio2024

As atividades emitem declaração de horas. Basta assinar a lista de presença no dia e, após o evento, solicitar o documento pelo e-mail: educativo@mon.org.br.