O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza a exposição “Pintura Vingada”, do artista alagoano Delson Uchôa, que será inaugurada no dia 18 de abril, na Sala 1.

Com curadoria de Moacir dos Anjos e curadoria-adjunta de Steve Coimbra, a mostra reúne 26 obras que transitam por todo o processo criativo do artista.

“Se a arte proporciona uma reconexão com nossa essência, a obra do contemporâneo Delson Uchôa sensibiliza ao provocar genuínas emoções em seu público”, afirma a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

Ela informa que, nesta exposição individual, o artista apresenta obras que trazem uma coleção de vivências e experiências. “Talvez por este imenso legado, proporcionam enriquecedoras trocas com o visitante”, comenta.

Seu trabalho reúne pinturas e objetos de arte com escalas elevadas e variados suportes, como tecido, couro, resina, borracha e lona. A exposição “Pintura Vingada” ainda inclui fotografias de autoria do artista.

Para a secretária da Cultura Luciana Casagrande Pereira, é uma grande honra receber o emblemático artista da chamada “Geração 80” no MON e proporcionar esse encontro com o público paranaense. “A obra de Delson Uchôa é a prova da universalidade da arte, representando o Brasil em bienais internacionais. Agora, nós teremos o prazer de compartilhar de sua expressão artística”, afirma.

Segundo o curador Moacir dos Anjos, a pintura de Delson Uchôa é matéria viva, uma experiência que transforma o olhar. “Suas pinturas são clarões: primeiro cegam e só depois iluminam. Em todas, há uma cor quente que domina o espaço pintado – quase sempre de grandes dimensões – e seu entorno próximo, provocando o estímulo alongado da retina”, diz.

Integrante da “Geração 80”, Uchôa reúne na mostra um pouco de sua extensa trajetória, que inclui passagens nas bienais de Veneza, São Paulo, Havana e Cairo. Suas obras também integram coleções de instituições diversas, confirmando a importância de seu trabalho.

Se a arte proporciona uma reconexão com nossa essência, a obra do contemporâneo Delson Uchôa sensibiliza ao provocar genuínas emoções em seu público.

Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço
Exposição “Pintura Vingada”, de Delson Uchôa
Sala 1
Abertura: dia 18 de abril, 19h

www.museuoscarniemeyer.org.br

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Exposições

MON realiza grandiosa exposição dos cem anos de Poty Lazzarotto

Exposições

Últimos dias da exposição “O Espaço Imantado de Mario Rubinski” no MON

Exposições

Nova edição do “MON sem Paredes” é a mais nova realização do Museu Oscar Niemeyer
Ver todas as notícias
Receba notícias