Qual foi o último museu ou exposição que você visitou no Brasil? Em resposta a esta pergunta, 48% das pessoas entrevistadas numa abrangente pesquisa nacional, que acaba de ser divulgada, responderam o Museu Oscar Niemeyer. O MON também foi citado como espaço cultural mais visitado na capital paranaense.

Estes foram alguns dos resultados apresentados, num seminário em Curitiba, a partir do levantamento foi feito pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte, com participação do Instituto Datafolha e patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale.

A pesquisa incluiu todas as capitais do País, revelando um amplo panorama sobre: “Quais são os hábitos culturais dos brasileiros”.

A apresentação, na Capela Santa Maria, no último dia 6, contou com a presença da maioria dos gestores culturais do Paraná, bem como trabalhadores do setor. Uma das mesas de discussão foi formada pela diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika; pela diretora artística da Oficina de Música, Janete Andrade, e pelo fundador e co-diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz.

O MON apareceu no topo do ranking quando a pergunta era: qual a última exposição ou museu que visitou no Brasil, com 48% das respostas. A principal razão para ir, segundo os entrevistados, é para “aprender ou ter mais conhecimento”.

“Esta constatação, além de ratificar o trabalho de toda a equipe do Museu Oscar Niemeyer, nos confere uma grande responsabilidade que vai muito além de ser um equipamento de lazer ou entretenimento, mas que tem a missão de educar, fornecendo conteúdo e experiências e contribuindo com a formação de repertório de seu público”, afirma a diretora-presidente.

A pesquisa também apontou que 34% das pessoas ouvidas em Curitiba acessaram museus no último ano. Isso mostra que a cidade está um pouco acima da média nacional, atualmente em 29%. Quando a pergunta foi qual o espaço cultural mais frequentado, o MON ficou em primeiro lugar no ranking.

Números atuais

Em 2024, o Museu Oscar Niemeyer registrou o maior público desde a sua inauguração: 712.196 pessoas. Este número é 41% superior ao total de 2023, que havia sido de 503 mil visitantes. Do total de visitas em 2024, 75% representam ingressos gratuitos.

Entre os destaques do ano passado, além de 13 exposições realizadas, o Museu entregou importantes obras de infraestrutura e conquistou diversos prêmios, nacionais e internacionais.

Durante o ano, mais de 50 mil pessoas atendidas, em aproximadamente 160 atividades educativas ofertadas pelo MON.

Um dos destaques recentes é a realização do “MON sem Paredes – Artistas Conquistam os Jardins do MON”, o primeiro parque de esculturas interativas do Brasil. A iniciativa tem como principal objetivo tornar o Museu cada vez mais democrático e inclusivo.

Documento para download

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:
www.museuoscarniemeyer.org.br
www.culturanascapitais.com.br

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Imprensa

MON abrirá normalmente nos feriados de novembro

Imprensa

MON oferece entrada gratuita no último domingo do mês

Imprensa

Confira as atividades gratuitas no MON no mês de outubro
Ver todas as notícias
Receba notícias