O Museu Oscar Niemeyer entrega ao público uma nova edição do “MON sem Paredes – Artistas Conquistam os Jardins do MON”. A curadoria é de Marc Pottier e a inauguração será no dia 28 de novembro, às 17h.

Democrático e inclusivo, o projeto – inaugurado em 2024 – rompeu o limite físico das paredes do Museu e abraçou a população. A iniciativa se transformou num convite permanente para que o público externo se inspire e sinta-se instigado a entrar no MON.

Nesta nova edição, quatro grandiosas obras são entregues à população. São elas: a escultura "Aurum", da artista Rizza Bomfim; as Bancas Galerias, das artistas Mavi Morais, Maria Lynch, Atransälien e Yohana Oizumi; a escultura de Avaf (Assume Vivid Astro Focus), e o "Robô Interativo" dos arquitetos Dilva e Orlando Busarello, que resgata a memória afetiva de uma Curitiba de décadas atrás, quando a obra teve longa permanência no Centro da cidade, na Praça Osório.

Ao realizar uma nova edição do “MON sem Paredes – Artistas Conquistam os Jardins do MON” o Museu Oscar Niemeyer cada vez mais utiliza a sua área externa como uma grande área de convivência voltada à arte.

“Quando a arte irrompe para além das salas expositivas, ela muda a maneira como nos relacionamos com a cidade", afirma a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. "O MON sem Paredes faz exatamente isso: amplia o alcance do Museu e cria novas formas de encontro entre pessoas, obras e paisagens”.

“Em consonância com o movimento da cidade de oferecer mais atrativos na região central, transformamos o entorno do Museu num amplo espaço cultural. Dessa forma, alcançamos cada vez mais pessoas, sejam moradores ou visitantes, fazendo com que a região respire arte”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

“Entendemos que a arte no espaço público proporciona uma variedade de atividades interativas que nem sempre uma exposição museológica possibilita”, comenta. “Ao criar uma área urbana voltada à cultura, o ‘MON sem Paredes’ permite muitas outras formas de expressão da criatividade artística”, diz Juliana.

O curador explica que o MON sempre quis trabalhar para ampliar seu público e oferecer muitas propostas que possam fazer com que os curitibanos e paranaenses se apropriem do Museu. “Por isso foi criado o importante projeto ‘MON sem Paredes’”, diz Pottier.

Ele lembra que a iniciativa, na edição anterior, já aproximou os visitantes de artistas como Gustavo Utrabo, Mariana Palma, Artur Lescher, Rômmulo Conceição, Alexandre Vogler, Narcélio Grud e Joana Vasconcelos.

Marc Pottier também fala sobre os objetivos do projeto. “O MON trabalha para ampliar seu público e oferecer muitas propostas que possam fazer com que os curitibanos e paranaenses se apropriem do ‘seu’ Museu. Por isso, o ‘MON sem Paredes’ é tão importante”, comenta.

Documento para download

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:
“MON sem Paredes – Artistas Conquistam os Jardins do MON”
Inauguração: 28/11, 17h

Publicado Por

Museu Oscar Niemeyer

Noticias Relacionadas

Exhibiciones

Catálogo da mostra de Gabriel de la Mora está disponível na MON Loja

Exhibiciones

Museu Oscar Niemeyer realiza exposição do artista Alberto Massuda

Exhibiciones

MON realiza restauro em obras de grandes dimensões
Ver todas las noticias
Recibir noticias