No mês de maio, o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferecerá oficinas e mediações gratuitas para o público. As atividades serão uma oportunidade de explorar materiais artísticos e de conhecer detalhes sobre as mostras. Para participar, não é necessário conhecimento prévio em arte.

A primeira atividade acontecerá no dia 8/5, com duas sessões: às 10h30 e às 14h30. O “Laboratório de Experiências: giz pastel – seco e oleoso” mergulha nas descobertas que a criação com o giz pastel proporciona. A inspiração surgiu do universo de cores da obra “Brincando animada II”, da artista Tadáskía, que compõe a exposição “35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível”, em exibição nas Salas 1 e 2.

A oficina é recomendada para maiores de 3 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.

No dia 15/5, às 15h, será realizada a mediação “Extravagâncias – Joana Vasconcelos”. Trata-se de um ambiente de diálogo entre o público e a equipe de educadores do MON com o objetivo de ampliar as percepções e aproximar ainda mais os visitantes dessa grandiosa exposição que ocupa vários espaços do museu simultaneamente. O acesso é livre para todos os públicos.

A oficina “Escultura de Tecido” acontecerá no dia 22, em duas sessões: às 10h30 e às 14h30, com duração de 1h30. A proposta é a jornada pelas obras da artista Sonia Gomes, com uma investigação sobre de que forma o tecido pode interagir com outros materiais e com o espaço. A atividade é inspirada nas instalações da artista a partir de tecidos, presentes na exposição “35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível”, em cartaz nas Salas 1 e 2. Os participantes, caso queiram, podem trazer tecidos, retalhos ou roupa para a realização da atividade.

A oficina é recomendada para maiores de 5 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.

No dia 29/5, o MON oferecerá ao público a mediação da mostra “Pátio das Esculturas”, às 15h. A ação, realizada pela equipe do Educativo do MON, será uma oportunidade para ampliar as percepções e a relação com as obras tridimensionais que integram o espaço expositivo ao ar livre. A mediação é livre para todos os públicos e, em caso de chuva, poderá ser cancelada.

Em todas as atividades, as inscrições serão liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e estarão sujeitas a lotação.

Oficinas:
“Laboratório de experiências: giz pastel – seco e oleoso”
Sessões às 10h30 e às 14h30 (com duração de 1h30)
Obs: as inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e as atividades estão sujeitas a lotação.

“Esculturas de Tecido”
Sessões às 10h30 e às 14h30 (com duração de 1h30)

Mediações:
“Extravagâncias – Joana Vasconcelos”
Ponto de Encontro: Torre do Olho (3º andar)
As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e as atividades estão sujeitas a lotação.
Essa atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br

“Pátio das Esculturas”
Ponto de Encontro: Pátio das Esculturas