Prensa
11 de febrero de 2026
Novo miniauditório do MON é inaugurado com exposição de fotos de Dico Kremer
O Museu Oscar Niemeyer entrega ao público, neste mês de fevereiro, um espaço inédito. O novo miniauditório tem capacidade para 50 lugares, num local reservado e equipado, com ampla infraestrutura disponível, no subsolo do Museu.
O espaço conta também com uma exposição de longa duração. São 20 fotos feitas por Dico Kremer que pertencem ao acervo do MON. Elas integram a coleção “Gente no MON”, uma realização do Museu que originou a exposição e uma publicação impressa.
“Assim, o miniauditório do MON, local de diálogos e ideias, passa a abrigar a coleção ‘Gente no MON’, num movimento que reflete a importância do visitante para o Museu”, afirma a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika.
“Muitas histórias serão contadas neste local a partir de agora”, diz ela. “Da mesma maneira, a exposição de fotos do Dico Kremer reúne diversas histórias de cada um dos visitantes retratados”, comenta Juliana.
Gente no MON
Há mais de 50 anos, Dico Kremer fotografa pessoas. Seu olhar atento e sempre sensível no registro de reações espontâneas captou milhares de imagens de visitantes anônimos do Museu Oscar Niemeyer entre março de 2016 e novembro de 2019.
Com curadoria de Fernando Bini, 84 fotos foram selecionadas, entre mais de 5 mil registros, e apresentadas na exposição e no catálogo impresso “Gente no MON”. Parte desse conteúdo foi generosamente doada pelo fotógrafo e pode ser vista agora no novo espaço.
Documento para download
SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.