Em novembro, Mês da Consciência Negra, o Museu Oscar Niemeyer (MON) convida o público para uma atividade especial de arte têxtil, mergulhando na diversidade da arte africana e indígena, ministrada pelo artista e educador Nelson Sebastião. Para participar, é preciso ter mais de 16 anos, e não é necessário conhecimento prévio em arte.

A ação “Arte têxtil: estamparias, padronagens e simbologias” acontecerá no dia 29 de novembro, das 14h às 17h, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do MON. A oficina propõe uma imersão nas técnicas têxteis contemporâneas, como o tingimento, tapeçaria, bordado e costura, que dialogam com outras linguagens artísticas.

Os participantes terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos na diversidade de padronagens e estamparias das culturas africanas e indígenas, como os povos de Gana e Costa de Marfim, e populações indígenas do Brasil. Assim, a oficina convida a uma reflexão sobre as conexões culturais e as possibilidades de criações artísticas.

Para participar, basta adquirir os ingressos comuns de acesso ao Museu na bilheteria ou no site. Não há custos adicionais para participar da atividade.

Sobre o artista

Nelson Sebastião é artista-docente, músico e pesquisador. Formado em Educação Artística, pela FAP/UNESPAR, e é pós-graduado em Educação: História, Arte e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, pela UNIALSSELVI. Atualmente é professor de Arte da rede Pública Estadual e nos cursos de Formação de Professores do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro. Em suas obras explora temas autobiográficos e que refletem sistemas estéticos e criativos das festas e religiosidades populares. Dedica-se também ao registro fotográfico de diferentes tradições culturais, como a centenária festa de São Benedito em Aparecida do Norte, os maracatus e xangôs no Recife, os reinados e moçambiques em Minas Gerais, os bumba-bois no Maranhão, as congadas, carnavais e folias-de-reis no Paraná.

Documento para download

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:
Oficina – “Arte têxtil: estamparias, padronagens e simbologias”
29 de novembro
14h às 17h
Para pessoas com mais de 16 anos
Espaço de Oficinas | Subsolo do MON
Link para inscrição: https://bit.ly/OficinaArteTextil2024
Essa atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia da atividade e após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Educativo

Confira oficina gratuita de quarta-feira em dezembro no MON

Educativo

MON promove encontro para educadores sobre o centenário de Poty Lazzarotto

Educativo

MON realiza oficina sensorial para crianças de 1 a 2 anos
Ver todas as notícias
Receba notícias