A mostra “O Jardim - Efrain Almeida” poderá ser vista até domingo, 20 de outubro, na sala 2 do Museu Oscar Niemeyer (MON). São cerca de 40 obras que incluem esculturas, instalações, pinturas e bordados, em um recorte de diferentes períodos da produção do saudoso artista, que faleceu recentemente. A curadoria é de Bitu Cassundé.

Nos dias 16 e 19 (quarta e sábado), às 14h, haverá apresentação e debate sobre o documentário do artista “Ensaios para outros instantes” (2021). A atividade será realizada na Sala 2.

O Jardim

Desenvolvida especialmente para o MON, a exposição coloca a natureza como centro e evidencia núcleos que acionam as dimensões do sagrado, do cotidiano e da vida, recorrendo à metáfora do jardim – um território de memórias e afetividades oriundas da casa dos pais do artista, no sertão do Ceará.

A exposição dá prosseguimento à pesquisa iniciada em 2020 e que se desdobrou no documentário “Ensaio para outros Instantes” (2021) e na exposição Encarnado (2023), apresentada no Centro Cultural do Cariri, em Crato (CE). Em contato com as arvores, borboletas, pássaros e outros animais, a mostra convida o público a um diálogo com o jardim, lugar em que tudo se renova, reinventa e regenera.

Documento para download

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço
Exposição “O Jardim - Efrain Almeida”
Até 20 de outubro
Sala 2

Apresentação e debate sobre o documentário “Ensaios para outros instantes”, de Efrain Almeida
16 e 19 de outubro
14h
Duração da atividade: 1h30
Sala 2
Obs – É necessária a aquisição do ingresso comum de entrada ao MON na bilheteria ou pelo site. Não há custos adicionais para participar da atividade. Na quarta-feira a entrada é gratuita.
Essa atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia da atividade e após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Exposições

Entrada gratuita para todos os públicos no dia do aniversário do MON

Exposições

MON renova a exposição asiática num diálogo com a arte contemporânea daquele continente

Exposições

MON realiza a terceira edição de “Afinidades”, iniciativa que aproxima o seu acervo do público
Ver todas as notícias
Receba notícias