Já está disponível na MON Loja o catálogo da exposição “A Travessia do Desastre”, do artista francês François Andes. Realizada pelo Museu Oscar Niemeyer, a mostra foi apresentada pela primeira vez no Brasil neste ano, no MON. 

É um instigante conjunto de obras – desenhos, intervenções in situ, esculturas, figurinos e máscaras – que leva o público a um fascinante intercâmbio entre a cultura de países asiáticos e do Brasil.

A mostra foi concebida durante períodos de residência artística de François Andes e do curador Luiz Gustavo Carvalho, realizada no Brasil, Vietnã, Camboja e Coreia do Sul, entre 2016 e 2019. 

Várias obras foram criadas especialmente para a exposição do artista no MON, inspiradas pela coleção de arte asiática do Museu. Entre elas: “A Tempestade”, baseada em porcelanas chinesas; “Três Estudos para Motivos Têxteis”, realizada a partir de leques japoneses, e “O Destecer do Arco-íris”, com referência à Deusa-Mãe de origem indiana.

Por escolha curatorial, obras da Coleção Asiática do MON participaram da exposição de Andes e também fazem parte do catálogo. 

Sobre o artista 

François Andes vive e trabalha em Lille (França). Seu trabalho foi exibido em instituições de renome internacional, como o Centre d Arts Visuels le Labanque, Béthune (França); o Musée du Château de Flers, Lille 3000, Villeneuve d Ascq (França); o Museu de Bailleul e Fort de Mons (França); e no Oulan Bator, Pôle d Art Contemporain, Orléans (França). Andes também realizou performances durante a Nuit Blanche, Paris (França), e na Bienal de Mons (Bélgica). Em 2015, foi artista residente na Mons 2015 Capital Europeia da Cultura. Foi também, em 2017, o artista principal do Salão Internacional de Desenho Contemporâneo DDessinParis17. Participa frequentemente de residências em centros de arte contemporânea, como o Instituto Francês de Tétouan (Marrocos), Villa Saigon, Cidade de Ho Chi Minh (Vietnã), Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (Rio de Janeiro, Brasil) e Fundação With Artist (Coreia do Sul). Em 2019, criou os elementos cênicos e figurinos para o espetáculo “BWV 988: Trinta Possibilidades de Transgressão”, que estreou no Teatro Plínio Marcos, em Brasília (Brasil). Em 2020, seu trabalho foi exibido na Biblioteca Alexis de Tocqueville, em Caen, e no Centro Cultural Coreano, em Paris. Uma exposição monográfica de seu trabalho será apresentada no Centre d Arts Visuels le Labanque, Béthune (França), até julho de 2021.

Sobre o MON 

O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.

Serviço:

Catálogo da exposição "A Travessia do Desastre" 

MON Loja

www.museuoscarniemeyer.org.br

Notícias relacionadas

Imprensa

Catálogo do artista Rodrigo Andrade está disponível na MON Loja

Imprensa

Lançamento do livro sobre acervo do MON reúne artistas, curadores e patronos da instituição

Imprensa

MON lança livro histórico da sua coleção permanente
Ver todas as notícias
Receba notícias