
Glück: o tempo e a Imagem
artistas: Guilheme Glück
curador: Ederson Santos Lima e Graça Bandeira
nº de obras: 100
local: Sala 10
Sobre o fotografo Guilherme Glück
Guilherme Glück (1892-1983) nasceu na região rural de Rio do Poncho, em Santa Catarina, filho de pai alemão e mãe de origem holandesa. No começo do século XX acabou remigrando para a cidade da Lapa. Entre os anos de 1920 e 1953 foi o fotógrafo “oficial” da cidade, visto que outros profissionais atuaram por pouco tempo na cidade.
Durante muitos anos Glück foi compreendido como um fotógrafo de retratos: casamentos, fotos de estúdio e família eram entendidos como um de seus legados para a fotografia paranaense. Porém a partir de 2009 com a realização de pesquisas de cunho acadêmico sobre a imensa coleção de 31 mil negativos em chapas de vidro foi possível revelar outra faceta do fotógrafo: seu lado político, cultural e social.
As recentes pesquisas revelaram um fotógrafo preocupado com as mudanças políticas e culturais da cidade e também revelaram olhar atento para os trabalhadores da cidade. Na década de 1970 o MISPR – Museu da Imagem e do Som do Paraná adquiriu a imensa coleção de chapas de vidro que hoje se constitui num dos tesouros iconográficos do estado do Paraná.
Glück faleceu em 1983, deixando para a Lapa e para o Paraná um legado de imagens que possibilitam compreender de forma muito mais ampla a sociedade paranaense da primeira metade do século XX.