15.05.2017

MON participa da 15ª Semana Nacional de Museus

Haverá diversas oficinas, com temas variados, na programação

 

A partir do dia 16 de maio, o Museu Oscar Niemeyer participa da 15ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

 

Nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público 3 mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes. “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” foi o tema definido para a edição desse ano pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).

 

A participação do Museu Oscar Niemeyer começa na terça-feira, 16 de maio, com a oficina “Uma História Enrolada”. A proposta coletiva, aberta ao público, será realizada no período de 16 a 19 de maio, entre 11h e 17h; e no dia 21, das 13h às 17h. Na oficina, os visitantes serão convidados a participar de uma história coletiva por meio de desenhos. De maneira lógica e criativa, cada participante deverá dar continuidade a uma história desenhada. O final promete ser surpreendente.

 

Na quarta-feira, dia 17, ocorre a oficina “Ver o Som”. Será uma atividade prática utilizando técnicas de desenho e colagem com o auxílio de música ambiente. Cada participante fará sua interpretação do som, que será discutida ao final. A oficina tem sessões às 11h e às 15h. Na quarta-feira a entrada do MON é gratuita durante o dia todo.

 

No domingo, dia 21, além da oficina "Uma história enrolada", das 13h às 17h, haverá a atividade prática “Encontrei o Meu Tesouro no Lixo Reciclado”, às 15h, com base na obra da artista visual Efigênia Rolim, escolhida pelo MON para representar o tema desse ano da Semana de Museus. Percepção e criatividade são características marcantes de Efigênia, que cria e dá vida a objetos e obras artísticas com materiais recicláveis retirados do lixo.

 

Serviço

15ª Semana Nacional de Museus

De 16 a 21 de maio de 2016

Ingressos: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada)

Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita

Venda de ingressos: até as 17h30

Permanência no museu: até as 18h

Na quarta-feira a entrada é gratuita para todos das 10h às 18h

 

Programação

Oficina “Uma História Enrolada”

Dias 16, 17, 18 e 19 de maio, das 11h às 17h

Dia 21/05, das 13h às 17h

Técnica: Desenho. Obra coletiva

Local: Sala da Oficina/ Educativo (Subsolo)

 

 

Oficina “Ver o Som”

Dia 17 de maio (quarta-feira)

Horário: 11h e 15h

Técnica: Desenho e colagem com música

Local: Sala da Oficina/ Educativo (Subsolo)

 

Oficina - Encontrei o Meu Tesouro no Lixo Reciclado

Dia 21 de maio (domingo)

Horário: 15h

Técnica: Arte com materiais recicláveis

Local: Sala da Oficina/ Educativo (Subsolo)

  

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999

Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h

www.museuoscarniemeyer.org.br