19.05.2014

Confira as próximas exposições no Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre quatro exposições de temas variados entre os meses de maio e junho. Os assuntos das mostras passam pelo fotojornalismo, uma mostra que abrange a arte brasileira do Modernismo até os dias atuais, o artista paranaense João Turin e o acervo do MON. Todas as exposições são gratuitas no dia e horário de abertura.

Fotojornalismo

Ainda em maio, no dia 29, uma quinta-feira, a partir das 19 horas, há a abertura da exposição “Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil”. As mais de 300 imagens e matérias dessa mostra revelam a história da principal revista ilustrada brasileira do século XX, que foi decisiva para a implantação do fotojornalismo no país. José Medeiros, Peter Scheier, Henri Ballot e Marcel Gautherot são alguns nomes que compõe a exposição na qual o fio condutor é a relação entre as imagens produzidas pelos fotógrafos e as fotorreportagens tal como foram publicadas. Em cartaz no MON até o dia 14 de setembro.

Tupi or not Tupi

A última abertura de exposição do mês de maio é a da mostra “Tupi or not Tupi”, no dia 31, a partir das 11 horas, com entrada gratuita. Abordando a produção cultural brasileira em vários campos artísticos, a exposição mostra desde a Semana de Arte Moderna (1922) passando por cinco momentos da história do país: Modernismo, Estado Novo, Anos Dourados, Anos de Chumbo e contemporaneidade. Abordando as produções nos diferentes campos artísticos, artes visuais, artes gráficas, dança, teatro, música, documentário, fotografia, performance, design, arquitetura, cinema, televisão e literatura. A mostra acontece nas salas 04, 05 e no Vão Livre e segue até o dia 21 de setembro.

Acervo

Em junho há a abertura da exposição de longa duração “Histórias do Acervo MON – em aberto”, nas salas 08 e 09, que pontua as principais obras do acervo do museu e conta a história da formação desta coleção que possui 3.300 obras de artistas importantes no cenário nacional e internacional. Entre eles estão Alfredo Andersen, João Turin, Miguel Bakun, Poty Lazzarotto, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro e Helena Wong, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Tomie Othake, além de Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand e muitos outros nomes de grande importância nas artes visuais.

Turin

No dia 05 de junho, quinta-feira, às 20 horas, é a vez da exposição “João Turin – vida, obra, arte” entrar em cartaz no MON. A mostra faz uma homenagem ao pintor e escultor paranaense João Turin (1878-1949), que tem várias obras em locais públicos de Curitiba e outras cidades, entre as quais pode-se destacar a estátua de Tiradentes, que está no marco zero da Capital e a estátua de Rui Barbosa, que se encontra na Praça Santos Andrade. A mostra no MON traz 130 bronzes, a maioria exibidos pela primeira vez, além de pinturas e desenhos e de parte da documentação de e sobre Turin, entre cartas, estudos e esboços. A exposição segue até o dia 02 de novembro.

“Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil”

Abertura: 29/05 (quinta-feira)

Local: sala 07

Entrada na abertura: gratuita

Período expositivo: 29 de maio a 14 de setembro de 2014

“Tupi or not Tupi”

Abertura: 31/05 (sábado)

Entrada na abertura: gratuita

Período expositivo: 31 de maio a 21 de setembro de 2014

“João Turin – vida, obra, arte”

Abertura: 05/06 (quinta-feira)

Local: Olho

Período expositivo: 05 de junho a 02 de novembro de 2014

“Histórias do Acervo MON – em aberto”

Exposição de longa duração

Início: junho de 2014

Local: salas 08 e 09

Horário: terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$6 e R$3 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação).

Museu Oscar Niemeyer - Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba – PR

Entrada gratuita na hora da abertura de cada exposição
No primeiro domingo de cada mês, das 10h às 18 horas, e na primeira quinta-feira de cada mês, entre 18h e 20h

www.facebook.com/monmuseu