Obra

Luz = Matéria

acervo: Museu Oscar Niemeyer
curador: Agnaldo Farias
local: Sala 6

Museu Oscar Niemeyer realiza exposição com obras do acervo relacionadas à “Luz”

Mostra tem curadoria de Agnaldo Farias

O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza a mostra “Luz=Matéria”, com curadoria de Agnaldo Farias.
A exposição apresenta uma seleção de obras do acervo do MON buscando aquelas que têm como ponto comum a luz, de um lado e, de outro, a materialidade. Embora aparentemente divergentes, diametralmente opostos, até, convém lembrar que para a física estão muito mais próximos do que se pensa. 

São cerca de 90 obras, com nomes como Claudio Alvarez, Alfredo Andersen, José Bechara, Maureen Bisilliat, Martin Chambi, Flavio Damm, Theodoro de Bona, Alberto Guignard, Julio Le Parc, Abraham Palatnik, Vik Muniz, Daniel Senise, entre outros.

A diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika, pontua a importância de realizar uma mostra com obras do acervo do museu. “ A coleção do MON tem mais de quatro mil obras, de artistas nacionais e internacionais. Realizar uma mostra com o recorte do acervo permite ao público acessibilidade às obras”.

Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, a montagem dessa exposição faz parte da política adotada pela gestão de trazer um novo olhar para as riquezas do MON. “O Agnaldo Farias tem um conceito genial das artes visuais no Brasil. Ao montar essa exposição, dá oportunidade ao público de conhecer as obras do museu sob novas perspectivas”.

O curador do Museu Oscar Niemeyer explica a mostra. “Esta exposição representa o primeiro segmento do projeto 
Luz = Matéria. Este projeto, que reúne uma seleção de obras pertencentes ao nosso museu, distancia-se da forma convencional com que as coleções são expostas, a reunião de obras por escolas e grupos artísticos através de critérios cronológicos. Contrapondo-se, Luz = Matéria ensina que são infinitos os modos de se aproximar obras de arte, tanto quanto de quaisquer objetos, ou até os acontecimentos relevantes dispersos ao longo de nossas vidas”. 
A mostra traz, além de obras do acervo, algumas peças apreendidas na operação Lava Jato, que estão sob guarda da instituição desde maio de 2014, a partir de decisão da Justiça Federal. O museu foi escolhido por apresentar as melhores condições técnicas para abrigá-las.

O acervo do MON, constituído a partir de 2002, é composto por mais de 4 mil obras de artistas nacionais e internacionais, considerados referenciais importantes da produção artística.

Serviço
Exposição “Luz=Matéria”
Longa duração
Terça a domingo, das 10h às 18h
R$16,00 e R$8,00 (meia-entrada)
Venda de ingressos e acesso às salas de exposição até 17h30
Entrada gratuita às quartas-feiras
 
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro – Curitiba/PR
41 3350 4400
museuoscarniemeyer.org.br

Powered by
Publish for Free

German Lorca | Aeroporto, 1965 | Papel fotográfico sobre cartão, 80 x 105 cm
German Lorca | Aeroporto, 1965 | Papel fotográfico sobre cartão, 80 x 105 cm
Alfredo Volpi | Bandeiras, 1970 | 
Têmpera sobre tela, 32 x 48 cm 

Alfredo Volpi | Bandeiras, 1970 | 
Têmpera sobre tela, 32 x 48 cm 

Poty Lazarotto | Sem título, 1985 
| Nanquim sobre papel, 53 x 46 cm
Poty Lazarotto | Sem título, 1985 
| Nanquim sobre papel, 53 x 46 cm